Diversão e Arte

Peça em Ceilândia traz ex-usuários de drogas e meninos de rua no elenco

As artes cênicas são ferramentas de resgate e inclusão daqueles à beira da marginalidade

postado em 06/07/2015 07:30
O enredo da peça Meninos da guerra funciona como uma denúncia à atual condição 
dos jovens marginalizados do Distrito Federal
No palco, adolescentes entre 13 e 18 anos. Todos vivem em abrigos. A maioria perdeu contato com os pais. Por vezes, dormem nas ruas. Desde pequenos, vivem próximos do mundo das drogas e da violência urbana. As histórias se repetem: ;Não tenho contato com minha mãe", "meu padrasto me batia;, ;já fui abusado por policiais;, ;tive que roubar;, ;fui jogado de uma ponte, algemado, e largado para morrer". Hoje, eles fazem teatro. Protagonistas da peça Meninos da guerra, esses jovens foram resgatados por meio de um projeto artístico das companhias Teatro La Casa Incierta, Celeiro das Antas e da Associação Cultural Intermedia Caliandra - Cinema. "O meu mais difícil trabalho. Gratificante por um lado, por vê-los afastados de um passado opressor, mas é tão doloroso perceber essas árduas jornadas;, conta a produtora e atriz Clarice Cardell.

A própria trajetória da peça acaba esbarrando com a realidade que acompanhou (e ainda acompanha) esses jovens atores em desenvolvimento. "Perdemos alguns integrantes ao longo do caminho. Um dos meninos morreu, outro está desaparecido. Uma terceira não consegue frequentar os encontros, pois está jurada de morte nesta área;, lamenta Clarice, durante um dos ensaios, sempre realizados em Ceilândia por conta da proximidade com os abrigos, onde a maioria deles reside.

A realização de um espetáculo como Meninos da guerra logo nos remete ao Teatro do Oprimido e nos relembra a premissa de que as artes cênicas transgridem o mero entretenimento. ;Fazer teatro é, inicialmente, um resgate do sujeito sobre si mesmo. Uma retomada da infância, buscando libertar-se das amarras sociais que moldam nossos corpos. Uma releitura crítica das situações cotidianas de opressão, que no teatro podem ser revividas, reinventadas, transformadas;, comenta Martha Moraes, mestra em pedagogia do teatro pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), onde se debruça sobre os trabalhos de Augusto Boal, principal nome do Teatro do Oprimido.

"O Teatro do Oprimido busca transformar o espectador, a priori passivo, em ator, que é um ser ativo. Propõe que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas, que escrevam suas histórias, tanto no teatro quanto na vida. Isso é transformador e resgata socialmente jovens em situação de risco", reforça a pesquisadora.

O argumento apresentado por Martha ganha força nas palavras de Juliana Castro, doutora em acolhimento institucional de adolescentes pela UnB e pela Université du Québec à Montréal, do Canadá: "Ao olhar para essas vivências (por meio do teatro), possibilita-se, por exemplo, que o adolescente compreenda que sua mãe não conseguiu cuidar dele como gostaria, pois sua família vivia num contexto de extrema pobreza, com baixa renda, numa área de ocupação irregular, comum no DF historicamente. E esse novo olhar possibilita que o adolescente organize seu futuro e não fique preso ao passado, com raiva e mágoas".

Ainda durante a graduação, Juliana trabalhou com jovens em situação de vulnerabilidade e testemunhou a importância da intervenção do teatro como "ferramenta que pode facilitar o acesso do adolescente à sua história". "Além do mais, o teatro possibilita que essa caminhada seja compartilhada e reconhecida por outros que vão assistir à apresentação, o que legitima todo o trabalho desenvolvido na criação". De alguma forma, de acordo com a especialista, o espetáculo traz ao centro das atenções pessoas que costumam permear o invisível.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação