Diversão e Arte

Jabuti muda regulamento para livros digitais infantis

Prêmio quer facilitar as inscrições para o gênero

Nahima Maciel
postado em 08/07/2015 14:22

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza o Prêmio Jabuti, e o comitê curador do prêmio alteraram o regulamento da 57; edição para facilitar a inclusão de livros infantis digitais. Segundo a alteração, não será mais necessária a ficha catalográfica e a inscrição ISBN para inscrever os livros nesse gênero.

Em nota, a CBL explicou que, a ;recente presença de livros digitais no panorama livresco brasileiro; e o expressivo número de queixas quanto à dificuldade para conseguir tanto a ficha quanto a inscrição ISBN - sistema criado para identificar internacionalmente o livro por meio de título, editora e autor - provocaram as mudanças.

No termo de alteração, o comitê curador também admite que a categoria livro infantil digital tem caráter experimental e que o gênero vem sendo premiado em vários concursos internacionais. Para integrar a categoria, é preciso ter conteúdo textual e elementos multimídia interativos. O regulamento também deixa claro que os livros digitais não concorrem a livro do ano.

As inscrições para 57; Prêmio Jabuti ficam abertas até 31 de julho e, este ano, o prêmio vai contemplar 27 categorias, entre elas poesia, contos e ficção. Fazem parte do conselho curador Marisa Lajolo, Antônio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Márcia Lígia Guidin

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação