Diversão e Arte

Começa neste sábado a 28ª edição do Festival de Música Popular do Gama

O evento promete agitar a região com importantes nomes da música brasileira

postado em 10/07/2015 14:00
Conrado Pera participará do festival com a música 'Vem plantar tudo de novo
Conhecido por revelar ícones da música nacional, como Capital Inicial, Plebe Rude, Geraldo Azevedo, Belchior e Renato Russo, o Festival de Música Popular do Gama (FMPG) chega a 28; edição. Seguindo o modelo dos festivais de competição musical das décadas de 1960 e 1970, o evento, que tem como objetivo apresentar os novos nomes da música brasileira, será neste sábado (11/7) e domingo (12), no estacionamento do Estádio do Bezerrão. Neste ano, além dos 20 competidores que concorrem a premiações em dinheiro, os músicos Chico César, Negro Blues, Carlinhos Soares e o grupo Móveis Coloniais de Acajú se apresentarão no decorrer da noite para simbolizar a importância da democratização do acesso a produção artística.

[SAIBAMAIS]Para mostrar o poder das vozes da nova geração, a Bandavoou (PE) sobe no palco no sábado, às 21h20, com Peraí, canção que transmite a realidade vivida pela sociedade contemporânea. A banda surgiu no mundo da música em 2011 e pretende encantar o Brasil com o soar do sotaque pernambucano em canções repletas de amor, humor e críticas sociais. ;É sempre importante confraternizar musicalmente com tantas pessoas que trabalham, como nós, pela música brasileira, por isso participar desse festival no coração do país, é sem dúvida uma ótima oportunidade;, ressalta o vocalista PC Silva.

Com melodia marcada por ritmos que trazem o gosto da raiz brasileira, como coco, maracatu, frevo e baião, o paulista Conrado Pera, entra em cena às 22h10, com a música Vem plantar tudo de novo, na qual retrata a ligação do amor com a natureza.;Em forma de poesia, procuro transparecer de um jeito simples e direto a necessidade de reconstruir;, conta. Conrado cresceu no mundo da música, e desde de criança teve contato com os diversos instrumentos, dos quais tirou inspiração para aprimorar o conhecimento musical. Hoje, depois de viajar por diferentes continentes e lançar o disco Enlaçador de Mundos, o músico espalha no Brasil a fora o valor da música popular brasileira.

Ainda seguindo as batidas dos ritmos nordestinos, o cantor Genésio Tocantins participará do festival com a música Só canto coco, na qual conta histórias vividas por personagens típicos brasileiros. O músico, que lançou o primeiro EP, Rela bucho, em 1988, aprendeu a tocar violão sozinho e está na estrada até hoje participando de festivais regionais por todo o país. Com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências entre esses e outros artistas, e escolher os melhores dentre os 20 músicos selecionados para o evento, os jurados Pedro Martins, Paulo Maciel Tôrres e Remy Portilho, decidirão os finalistas da competição para dividir o palco com Chico César no domingo.

Além de ter a vocação de revelar intérpretes da música nacional, o festival pretende auxiliar na formação artísto-cultural da sociedade e inserir a população do Distrito Federal em atividades socioeducativas, com projetos de acessibilidade, ações de sustentabilidade ambiental e oficinas de musicalização em escolas da rede pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação