Diversão e Arte

Brasilienses fotografam mulheres que defendem a liberdade do corpo

Jovens fotógrafos investem na sensibilidade e na intimidade do universo feminino para quebrar padrões

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 13/07/2015 07:36

Bárbara Pires:

Mostrar mulheres de diferentes tipos, etnias, tamanhos, gostos e personalidades. Sair do caminho padronizado e retratar o corpo se expressando da forma mais pura possível, além de desmistificar que a fotografia do nu é essencialmente erótica. São esses os objetivos e caminhos que se destacam entre os fotógrafos e mulheres clicadas em ensaios sensuais. Mostrando a beleza sutil e as possibilidades do corpo feminino, o gênero se expande cada vez mais, revelando que toda mulher pode, e deve, se sentir bela.


Os brasilienses Bernardo Moreira, Fábio Setti, Rodrigo Zago e Thaís Tibery focam seus registros no universo feminino e nas possibilidades de contar histórias, expressar sentimentos e sensações por meio das imagens captadas de diferentes mulheres. Tibery conta que os ensaios sensuais trazem um novo olhar sobre o próprio corpo para as meninas fotografadas e que é possível, até mesmo, fazer com que elas vejam de maneira positiva aquilo que antes era tido como defeito.

[SAIBAMAIS]


;O ensaio traz a individualidade de cada mulher. Por isso, faço uma pesquisa prévia. Eu gosto que a experiência com as fotos seja uma memória positiva, então trabalho para que, naquele momento, ela se sinta a mulher mais linda do mundo. E ela vai ser! Eu friso muito que sensualidade é intimidade e cada uma tem a sua. Cada menina vai demonstrar isso de um jeito e eu trabalho para deixá-la mais à vontade. Se for preciso tirar a roupa para a menina ver que eu sou que nem ela, mas que nenhum corpo é igual ao outro, e isso for deixá-la mais à vontade, eu vou fazer;, declara a fotógrafa.

Só com elas

Fábio Setti trabalha apenas com mulheres, desde o início da carreira, e destaca que todo ensaio tem um objetivo, mas existe uma diferença entre os estilos: ;A fotografia de nu ou sensual, para mim, tem mais sensibilidade, mais intimidade e muito menos interesse comercial. Eu não preciso me preocupar se o público compraria uma foto, busco agradar a pessoa que está posando.;

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar,

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação