Diversão e Arte

Man Booker Prize divulga lista dos 13 autores candidatos ao prêmio

Premiação mais importante da língua inglesa tem indiano e nigeriano

Nahima Maciel
postado em 30/07/2015 11:55
A irlandesa Anne Enright é a única selecionada para o prêmio que já esteve no Brasil


Prêmio mais importante da literatura de língua inglesa e um dos que abre a temporada de premiações de livros na Europa, o Man Booker Prize divulgou a lista com os 13 indicados para este ano. Dessa lista sairão seis indicados para a premiação final e o ganhador deve ser conhecido em 13 de outubro.
Nesta primeira lista de indicados constam cinco autores norte-americanos, uma da Índia, um da Nigéria, uma da Irlanda, uma da Nova Zelândia e quatro da Inglaterra. Entre eles, a irlandesa Anne Entight é a única que já esteve no Brasil. Ela veio ao país em julho de 2009 para participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Os livros selecionados ainda não foram publicados no Brasil, mas todos estão disponíveis em língua inglesa em versão digital.
Também fazem parte da lista alguns estreantes, como o americano Bill Clegg e o nigeriano Chigozie Obioma. Clegg foi listado com o romance ;Did you ever have a family;, no qual narra a saga de uma mulher cuja família é assassinada. Considerado uma revelação da literatura nigeriana, Obioma fala de modernidade e tradição na cultura africana por meio da relação entre dois irmãos e o pai em ;The fishermen;. Anne Tyler e Anne Enright estão entre os nomes mais consagrados da lista. A primeira é autora de O turista acidental e Lições de vida, ambos traduzidos no Brasil. O livro que concorre ao Man Booker Prize explora o universo de quatro gerações de mulheres, um tema comum na literatura de Tyler, autora de 20 livros. Já Anne Enright não é novata no prêmio. Ela ganhou o Booker Prize em 2007. Família, solidão e segredos são sua especialidade. Ela concorre com ;The green road;, narrativa sobre uma velha senhora que reúne a família para decidir o destino de uma casa. Outro destaque do prêmio é a distopia da neo-zelandesa Anna Smaill. ;The Chimes (Sceptre); viaja a uma Londres medieval na qual reina uma ditadura capaz de apagar a memória das pessoas por meio da música.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação