Diversão e Arte

Michel Teló e André Piunti revisitam história do sertanejo em livro

A cronologia retrata o sertanejo dos anos 1950 até 1970, as mudanças que surgiram nos anos 1980, a explosão nos anos 1990 até os dias de hoje, em que o universitário domina as rádios

Adriana Izel
postado em 02/08/2015 07:40

Michel Teló entrevistou nomes como Milionário & José Rico e novatos do gênero

O livro Bem sertanejo, de Michel Teló e André Piunti, conta a história da música sertaneja por meio das vivências dos artistas que estiveram em cada um dos momentos do ritmo brasileiro. A cronologia retrata o sertanejo dos anos 1950 até 1970, as mudanças que surgiram nos anos 1980, a explosão nos anos 1990 até os dias de hoje, em que o universitário domina as rádios. ;A maior preocupação foi conseguir casar a história com quem fez parte dela. A grande sacada do projeto foi ter feito com que os artistas contassem as histórias que eles viveram;, conta autor André Piunti.

O jornalista ficou responsável por transformar o material do quadro exibido aos domingos no Fantástico em um livro. A tarefa não foi muito difícil, já que coube a André Piunti o roteiro da atração televisiva. ;Desde o início havia uma conversa sobre um livro no final, mas a gente não sabia ao certo como isso seria;, explica Piunti.

Ao todo foram 230 horas de gravação e, no programa, por episódio, eram exibidos cerca de 12 minutos. O conteúdo que ficou fora do ar foi aproveitado para a obra. Assim como no programa, o livro divide a história do sertanejo em diversas partes. ;Não queríamos deixar vários medalhões de fora. Assim chamamos Milionário & José Rico (na época da gravação, José Rico ainda estava vivo), Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano;, lembra.

Para Piunti, o sucesso de Bem sertanejo na televisão deve-se ao bom momento da música sertaneja no Brasil. ;É o melhor momento comercialmente falando do sertanejo. São as canções mais ouvidas nos rádios, os shows mais populares. O sertanejo nunca havia conseguido atingir esse tamanho todo. Basta ver a repercussão da morte do Cristiano Araújo, que assustou muita gente;, comenta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação