Diversão e Arte

Relações homoafetivas ganham espaço na produção literária brasileira

Alguns autores investem no tema e despontam no mercado editorial

postado em 04/08/2015 07:30

Alguns autores investem no tema e despontam no mercado editorial


Falar das relações homoafetivas na literatura tradicional é um desafio e um risco que muitas editoras não ousam correr, principalmente em sociedades que não estão preparadas para lidar com naturalidade sobre o tema. Mas alguns autores enfrentam o receio de reações negativas e se lançam no mercado editorial com histórias que tratam sobre relações românticas entre homossexuais e sobre a vivência de homofobia.

Mestre em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando em antropologia pela Universidade de Brasília, Felipe Areda se debruça sobre a pesquisa da literatura LGBT, especialmente sobre a obra o escritor brasileiro Herbert Daniel, autor da ficção autobiográfica Meu corpo daria um romance, de 1984. A narrativa se constrói em torno de uma cena de 11 minutos nos quais Daniel entra em um ônibus na madrugada de Copacabana logo após despedir-se com um beijo em seu amigo e namorado.

O autor-personagem descreve a experiência com a homofobia nos minutos da duração da viagem dentro desse ônibus, onde recebe os olhares e o escárnio dos outros passageiros. ;É diante da necessidade de uma resposta à violência que a narrativa se tece. Perante esses 11 minutos, o livro é arquitetado em 11 capítulos, apresentados pelo autor como partes do corpo fragmentadas pela violência. São essas: orelhas ; que não é um capítulo, mas as abas laterais, as orelhas do livro ;, buracos da cabeça, genitália, glândulas, peles e anexos, extremidades do aparelho digestivo, aparelho circulatório e sangue, órgãos da fonação, órgãos dos sentidos, aparelho locomotor e solidariedade;, explica Felipe que analisou todos os mecanismos no processo de construção do texto, tais como a memória, criação dos personagens e histórias paralelas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação