Diversão e Arte

Atores Kamel Abdeli e Hélöise Godet falam sobre estar em filme de Godard

Dupla está no longa 'Adeus à linguagem', do inventivo cineasta, que entra em cartaz na cidade

Ricardo Daehn
postado em 04/08/2015 07:32

Kamel Abdeli e Hélöise Godet: viagem pelo mundo para divulgar o filme

Vencedor do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes de 2014, Adeus à linguagem, na visão da protagonista Hél;ise Godet, é positivo e construtivo, além de ;pleno de humor;. Nem todo mundo, certamente, atestará essa visão do ;tudo é divertido; no filme que dá continuidade ao trabalho desafiador de Jean-Luc Godard, ninguém menos do que um dos fundadores do movimento da Nouvelle Vague. Árduo, provocador e pouco compreendido, Godard não goza de unanimidade.

Atores escalados para divulgar o filme no Brasil, Kamel Abdeli e Hél;ise Godet são unânimes nos elogios ao mestre que sabe precisamente aonde pretende chegar. Sem espaço para o improviso, Adeus à linguagem foi disposto em roteiro imenso. Enquanto atuavam, por trás da câmera, Godard cuidava dos gestos, pontuando os momentos exatos que deveriam ser feitos. Extrema concentração foi demandada no set. Ocasionalmente, por vezes, falas eram integradas aos últimos momentos de filmagem.

[SAIBAMAIS]


;Não compararia o cinema de Godard a nada. Talvez, nesse filme ele tenha se aproximado de seu espírito. Não se trata de falar de si, mas do entendimento presente entre as relações humanas. Aliás, não quero dar a interpretação dele, ou falar do que pretendia: seria algo bizarro. Não tenho ideia do que ele quisesse;, esquiva-se a atriz que interpreta uma mulher perturbada, em meio a crises amorosas. Também sem certezas quanto ao papel interpretado, o cachorro Roxy Miéville (do próprio Godard), rouba a cena e sagrou-se vencedor em Cannes: levou a Palm Dog. Bem rara a menção

Quatro perguntas para//KAMEL ABDELI
Qual a grande dificuldade de estar num filme de um ícone como Jean-Luc Godard?

O mais exigente foi o grau de preparação que tivemos, antes de filmar com ele. Tivemos que imergir na série de referências. Havia uma demanda pesada pelo volume de autores que estão citados no filme e compõem parte do roteiro. Pesaram as referências aos autores de teatro, de literatura, sem contar os matemáticos e os pensadores ligados à filosofia. Tivemos por obrigação nos alimentarmos, intelectualmente. Depois, veio o pedido dele: ;Esqueçam tudo que foi estudado;.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação