Diversão e Arte

Em DVD, Calcanhotto canta Lupicínio Rodrigues, mestre da dor de cotovelo

Conterrâneos, Adriana Calcanhotto e Lupicínio Rodrigues nunca se conheceram

Especial para o Correio
postado em 05/08/2015 07:31
A identificação com Lupicínio fez com que a artista subisse ao palco revivendo parte do repertório do compositor;O calor das cobertas/ Não me aquece direito/ Não há nada no mundo/ Que possa afastar/ Esse frio do meu peito.; Esses versos do clássico Volta bem poderiam ter sido escritos por Adriana Calcanhotto, mas pertencem a Lupicínio Rodrigues. Os dois compositores gaúchos nunca se conheceram (ela começou a carreira 10 anos depois da morte dele), mas é evidente a habilidade de ambos em cantar sobre o sentimento universal que todo mundo sentiu ou vai sentir em algum momento da vida: a dor de cotovelo.

;Tanto as minhas canções quanto as dele, as que ficaram mais conhecidas, trazem essa temática. Quando você compõe ou interpreta uma música de dor de cotovelo, as pessoas que estão passando por isso certamente se identificarão;, diz Adriana, em entrevista ao Correio. A identificação com Lupicínio fez com que a artista subisse ao palco, no fim do ano passado, revivendo parte do repertório do compositor. Batizado de Loucura, nome de uma das obras de Lupi, o show acaba de ser lançado em CD e DVD.
[SAIBAMAIS]
Autor de clássicos da música popular brasileira, como Vingança, Nervos de aço, Nunca, Se acaso você chegasse e Felicidade (todos devidamente registrados por Adriana no projeto), Lupicínio Rodrigues não foi uma influência percebida com tanta ênfase por Adriana em sua trajetória. Afinal de contas, ele sempre esteve ali. Quando criança, a cantora ouvia as canções do veterano pelas ruas de Porto Alegre, e a sonoridade fora incorporada de tal maneira pela artista que ela não percebera, explicitamente, a interferência.
[VIDEO1]
;Demorei a entender a importância da obra dele sobre mim, mas ela está muito explícita no disco Micróbio do samba (2011);, comenta a cantora. Quando iniciou a carreira, na década de 1980, Adriana percorreu o mesmo percurso boêmio de Porto Alegre por onde Lupi havia passado. Conviveu também com muita gente que tinha sido próxima do compositor. ;Era como se ele ainda estivesse ali.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
LOUCURA
DVD de Adriana Calcanhotto. Lançamento Sony Music. Preço médio: R$ 34,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação