Diversão e Arte

"Cuba não vai mudar", afirma Andy Garcia

O ator e diretor nasceu em Havana, mas vive nos EUA desde os cinco anos

Rui Martins
postado em 08/08/2015 17:08

Garcia entrou na história do cinema com sua participação em Godfather, fazendo parte da família Corleone

Locarno (Suíça) - Ator e diretor de filmes, Andy Garcia, nasceu em Havana, mas vive nos EUA desde os cinco anos, pois seus pais deixaram Cuba e emigraram para Miami, logo depois do episódio da Baía dos Porcos.

Um de seus filmes, nos quais é diretor e ator, trata justamente dessa transição cubana, The Lost City, feito em 2005. Andy Garcia está em Locarno, onde recebeu, como ator, o prêmio do Clube Leopardo, oferecido às grandes personagens do cinema que fazem parte do imaginário coletivo.

Outro filme com Andy Garcia em exibição em Locarno é Os Incorruptíveis, de Brian de Palma, feito em 1987.

No contato com a crítica, Andy Garcia contou sua atração desde criança pelo cinema, porém suas primeiras atividades, quando jovem estudante, estavam relacionadas com competições esportivas de beisebol e basquetebol, interrompidas com um problema de saúde, quando terminava o colégio, levando-o a escolher cursos de cinema e de ator na sequência de sua formação.

Logo a seguir, foi tentar a sorte em Hollywood, onde foi descoberto por Brian de Palma para integrar a equipe de Os Incorruptíveis. Um des seus atores preferidos na juventude, fonte de suas inspirações, foi Sean Connery, nos filmes de James Bond. Outro ator preferido de Andy Garcia foi James Coburn, tanto que uma das cenas inicias de Os Incorruptíveis tem a mesma estrutura do filme The Magnificent Seven com James Coburn. Garcia cita também a influência sobre ele de Peter Sellers, principalmente em Dr. Strangelove.

Garcia entrou na história do cinema com sua participação em Godfather, fazendo parte da família Corleone, contracenando com Al Pacino e sendo nomeado para o Oscar de segundo intérprete.

Indagado sobre as atuais mudanças em Cuba derivadas da reaproximação com os Estados Unidos, Garcia manteve a mesma postura política de sua família, afirmando que nada mudará enquanto lá houver partido único e a família Castro no poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação