Diversão e Arte

Fafá de Belém lança o CD Do tamanho certo para o meu sorriso

Na obra, ela reúne composições de conterrâneos

Irlam Rocha Lima
postado em 24/08/2015 07:32

Fafá de Belém: 40 anos de carreira, sempre em conexão com a música do Pará
Fafá de Belém não tem dúvidas. Para ela, Terruá, nome dado à pluralidade da cena musical paraense, é resultante da fusão de sonoridades originárias da Rádio Marajoara, das chereiras do mercado Ver o Peso, das mangueiras, das chuvas e de antigos cabarés de Belém, e do caribe amazônico.

[SAIBAMAIS];Esse amplo espectro de sons existe no Pará há muito tempo. Mas a explosão do Terruá, que inclui ritmos e gêneros como carimbó, lambada, guitarrada, eletromelody e technobrega, se deu a partir de uma política cultural desenvolvida no estado;, afirma a cantora.

A partir daí, segundo Fafá, ;criou-se a possibilidade de artistas paraenses acontecerem nacionalmente;. Ela fala com propriedade, pois há 40 anos tem sido uma legítima representante da música do Pará no país e em outros continentes.

Isso se acentua em Do tamanho certo para o meu sorriso, álbum com 10 faixas em que predominam composições de autores conterrâneos, produzido pelos guitarristas Felipe e Manoel Cordeiro, que será lançado no próximo dia 25, pelo selo paulista Joia Moderna.

Ponto a Ponto/ Fafá de Belém

Carreira
;Mesmo sem lançar disco há oito anos, continuo em plena atividade, com a agenda cheia de compromissos. Tenho me apresentado no Brasil e no exterior com dois shows. Um, Fado tropical, mais intimista, de voz e piano, só com canções de Chico Buarque; e outro bem popular, acompanhada por banda, em que interpreto os hits da minha carreira;.

EPs
;Nesse intervalo, gravei dois Eps. Um deles de preces, cantando as Ave Marias, muito bem acolhido pelo público;.

Papas
;Sou a cantora dos papas. Já cantei para três deles. Em julho de 2013, cantei Nossa Senhora, de Roberto Carlos, para o Papa Francisco, em Copacabana.

Varanda
;No Círio de Nazaré, há quatro anos comando a Varanda de Nazaré, o primeiro e mais importante camarote artístico, com a presença de convidados ilustres para assistirem à procissão, precedida de uma programação que inclui show noTheatro da Paz e sarau com a participação de artistas paraenses;

Paranambucano
;Tenho feito há seis anos no carnaval de Recife o Paranambucano, encontro do frevo com os ritmos paraenses guitarrista Felipe Cordeiro, que tem a participação do guitarrista Felipe Cordeiro, do grupo de percussão e ;.. e de músicos de sopro da capital pernambucana;.

Amizade

;Conheci Gaby Amarantos quando ela estava se lançado em São Paulo e fez um show no Auditório Ibirapuera. Achei a apresentação dela muito interessante. Depois por sugestão do jornalista Eduardo Logullo e do produtor Rodrigo Araújo, a levei para fazer um show na boate GLS A Lôka, e nos tornamos amigas. Por conta das nossas agendas, não nos vemos com frequência. A encontrei aí em Brasília, no Congresso Nacional, quando da votação da PEC da Música;

Manifestações
Me emocionei ao ver pela televisão as manifestações de rua há dois anos. À época, fazia shows em Portugal. Aqueles jovens estavam ali eram os herdeiros dos participantes dos comícios das Diretas, reinvindicando o que foi prometido e não cumprido nas áreas da educação, saúde e segurança. São respostas que os governantes, políticos e a sociedade civilo precisam dar ao povo brasileiro. brasileiro.

Do tamanho certo para o meu sorriso
CD de Fafá de Belém, produzido por Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, com 10 faixas. Lançamento do selo Jóia Moderna. Preço médio R$ 25.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação