Diversão e Arte

Após fracasso do novo Quarteto Fantástico, fãs comentam os erros e acertos

O lançamento de Quarteto Fantástico jogou um balde de água fria na expectativa dos fãs

postado em 24/08/2015 07:34
O lançamento de Quarteto Fantástico jogou um balde de água fria na expectativa dos fãs
Após o frutífero período para as franquias de super-heróis, inaugurado em abril por Vingadores: Era de Ultron e reforçado por Homem-Formiga, o lançamento de Quarteto Fantástico jogou um balde de água fria na expectativa dos fãs. Nos Estados Unidos, o filme teve a pior estreia desde o infame Mulher-Gato (2004), estrelado por Halle Berry. A produção conturbada e a repercussão negativa nas redes sociais selou o fracasso do filme: com um orçamento de US$ 120 milhões, o longa arrecadou, até o momento, US$ 105 milhões em todo o mundo.

[SAIBAMAIS]Os dividendos das bilheterias colocam os poderosos Vingadores, liderados pelo Homem de Ferro de Robert Downey Jr., em oposição aos pouco afortunados Lanterna Verde (2011), Elektra (2005) e O Justiceiro (2004), que falharam em conquistar o público. A representação sombria de Super-Homem em O Homem de Aço (2013) até hoje divide a opinião dos fãs. A popularidade dos heróis no cinema, no entanto, raramente tem a ver com sua importância no mundo dos quadrinhos ; haja vista a aposta acertada que a Marvel fez em Guardiões da galáxia (2014) e a rejeição ao recente reboot O espetacular Homem-Aranha (2012), abandonado a meio caminho, mesmo estrelando um dos personagens mais queridos das HQs.

O lançamento de Quarteto Fantástico jogou um balde de água fria na expectativa dos fãs
Mas o que, afinal, está por trás da transformação de heróis de quadrinhos em verdadeiros astros da tela grande? O professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Raimundo Lima tem uma medida simples: ;Se o filme funciona, diverte e tem imagens que eu nunca imaginei que veria fora dos gibis, aí ele ganha;, diz, citando The Avengers: Os Vingadores (2012) como sua adaptação preferida até o momento.

Roteiro


Já o estudante de arquitetura Luiz Felipe Oliveira Champloni, 26 anos, tem preferência por Batman: O cavaleiro das trevas (2008) e Capitão América 2: O soldado invernal (2014). ;Curto que eles não são filmes de heróis: são filmes com heróis. Um é um thriller policial e o outro um filme de espionagem.; Para a analista de sistemas Kamila Lopes Martins, 25, os personagens Homem-Aranha, Thor e Capitão América saem na frente nas HQs. Ela acredita, no entanto, que o alter ego de Peter Parker não recebeu o melhor tratamento no cinema. ;Os primeiros filmes do Homem-Aranha foram bem fracos, mudando muitos pontos da história e até o caráter do personagem. O reboot foi mais próximo dos quadrinhos, é uma pena que as pessoas tenham desanimado;, lamenta.

Quais são seus heróis favoritos no cinema? Clique e vote na enquete!

Rogélyo Cardoso Vieira, 34, fã de X-Men e do Quarteto Fantástico nos gibis, não teve coragem de ver o filme que estreou recentemente no cinema. ;Os estúdios compram os direitos, mas não usam de maneira que agrade aos fãs ; e eu nem sou tão purista, mas realmente não têm feito bons roteiros;, acredita o professor que destaca Guardiões da galáxia como exemplo de adaptação bem-sucedida. ;O filme me surpreendeu. Eles pegaram uma equipe despretensiosa, de segundo escalão da Marvel, e a trabalharam de forma bem eficaz.;

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação