Diversão e Arte

MIMO Festival leva a Paraty concertos, filmes e workshops gratuitos

O britânico Jacob Collier, fenômeno da música instrumental, será a principal atração da noite de abertura

postado em 28/08/2015 15:51
Cidade de Paraty (RJ) receberá festival em outubro

Maior evento de música instrumental gratuito do Brasil, o MIMO Festival chega em 2015 à 12; edição. Esta será a terceira parada consecutiva em Paraty, na Costa Verde fluminense, reunindo, na cidade, grandes nomes da música nacional e internacional. Entre os dias 2 e 4 de outubro, apresentam-se no palco ao ar livre e na Igreja da Matriz o artista malinês Salif Keita (;A voz de ouro da África;), o Zukerman Trio (formado pelo violinista e regente israelense Pinchas Zukerman, a violoncelista sul-africana Amanda Forsyth e a pianista canadense Angela Cheng) e o britânico Jacob Collier, fenômeno da música instrumental, que será a principal atração da noite de abertura.

Nova descoberta do lendário produtor Quincy Jones, o músico britânico Jacob Collier é a mais recente revelação do jazz mundial e fenômeno da internet com mais de quatro milhões de views no Youtube. O jovem músico, de 21anos, canta, toca piano, bateria, teclados, guitarra, baixo, percussão e violoncelo e causou sensação no Montreux Jazz Festival (Suíça), ao fazer o show de abertura para Chick Corea e Herbie Hancock. Em suas performances, cria uma espécie de ;banda de um homem só;, com o auxílio de nova tecnologia de imagem e som, criada em parceria com o Massachussets Institut of Technology (MIT), referência mundial em inovação. Jacob Collier será precedido pela banda paraense Strobo, uma das três atrações vencedoras do Prêmio Instrumental MIMO deste ano.

[SAIBAMAIS]Entre os brasileiros que participam do MIMO Paraty, estão o Duo Milewski, Carlos Malta & Pife Muderno e a Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Além dos concertos - todos com entrada franca - acontecem workshops e oficinas gratuitas,ministradas pelos artistas convidados para esta edição do festival.

Cinema

O Festival MIMO de Cinema, desde a primeira edição, reúne filmes que têm a música como protagonista. Exibe produções nacionais recentes e inéditas em circuito comercial. Os filmes são projetados nos pátios das Igrejas, em centros culturais e em salas de cinema, sempre em sessões gratuitas.

Para este ano, foram selecionados 18 títulos. A escolha foi feita pela diretora do festival, a cineasta Rejane Zilles, o jornalista e crítico de cinema Marcelo Janot e o pesquisador, jornalista e crítico Heitor Augusto.;Recebemos um panorama bem diversode filmes, englobando as cinebiografias e também temas mais abrangentes, que passeiam pelo rock, pelo frevo, pelo pife e pelo samba. Uma grande representação de nossa musicalidade brasileira; define Rejane.

Em Paraty, nove filmes serão exibidos na Casa de Cultura nos dias 2 e 3 de outubro. Entre os destaques, estão os documentários ;Eu sou Carlos Imperial; (dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil), ;My name is now, Elza Soares; (Elizabete Martins Campos) e ;Sete corações; (Dea Ferraz), que fala sobre o frevo através da história de sete grandes maestros pernambucanos. Também serão exibidos o documentário ;Reverberações ; Itamar Assunção;, de Pedro Colombo e Claudia Pucci e os curtas-metragens ;Eu sou Bixiga;, de Adriana Terra, ;Araca - O samba em pessoa; (Aleques Eiterer), ;O clube; (Allan Ribeiro), ;Matiz;(Jackson Abacatu) e ;Classic Albums: o Terno; (Felipe Arrojo Poroger).

A programação completa do festival está em www.mimofestival.com

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação