Diversão e Arte

Artistas e celebridades utilizam o Snapchat para divulgar trabalhos

Lançado em 2011, ferramenta começou a ganhar fama no Brasil este ano

Rebeca Oliveira
postado em 30/08/2015 07:38

Dimitrios Kambouris/Getty Images/AFP

Rápido, urgente e instantâneo. Essas são as premissas do aplicativo Snapchat, lançado em 2011, mas que apenas este ano começou a ganhar fama no Brasil. Em parte, pelo uso maciço por artistas e celebridades, que se utilizam da rede social para uma maior aproximação com o público. Da funkeira pop Anitta ao sertanejo Lucas Lucco. Do ex-adolescente Justin Bieber à sensual Rihanna. Cada um deles com a finalidade que melhor lhes apetece, mas com a vantagem de inserir o fã na intimidade, em um espaço e com uma linguagem diferente de outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Na última segunda-feira, a cantora Preta Gil adotou iniciativa inédita. Gravou o clipe da música Te quero baby ao vivo e inteiramente no Snapchat. Moderninha, Madonna já havia feito iniciativa parecida, quando lançou o clipe de Living for love, do disco Rebel heart, na rede social. Não são raros os exemplos de artistas que usam o Snapchat como uma extensão do trabalho que fazem off-line. É o caso do fotógrafo César Ovalle, conhecido como Cesinha. Acostumado a clicar e a dirigir clipes de músicos como as bandas NX Zero, Cachorro Grande e Pitty, o paulista costuma dividir o que acontece nos backstages com os seguidores.

[SAIBAMAIS]

Making of de ensaios e de gravações são frequentes. Mais que isso, o comunicólogo dá conselhos sobre fotografia em tempos de mobile. Para ele, a rede social tem um diferencial em relação às demais. ;É a verdade nua e crua sendo mostrada, e nas outras redes você tem mais maneiras de camuflá-la. Talvez seja isso que desperte a curiosidade;, acredita. A agilidade é outro ponto positivo apontado por ele.

Segundo Edney Souza, especialista em redes sociais pela Fundação Getulio Vargas (FGV), principal diferencial do Snapchat são os posts-bombas. Um dia depois de publicados, as fotos ou vídeos são excluídos automaticamente do perfil. Além disso, desaparecem depois de serem vistos. O que torna o aplicativo um ambiente aprazível a momentos de descontração, já que, aparentemente, o conteúdo postado ali é despretensioso.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação