Diversão e Arte

Filmes e eventos com Cláudio Assis e Lírio Ferreira são barrados

Assis prepara lançamento de novo filme Big Jato para este ano. Diretores estão proibidos de realizar eventos em qualquer espaço da Fundaj após incidente com diretora de Que Horas Ela Volta?

Diário de Pernambuco
postado em 01/09/2015 11:13

Cláudio Assis durante gravações de Big Jato.

Está proibida qualquer atividade envolvendo Cláudio Assis e Lírio Ferreira na Fundação Joaquim Nabuco. A instituição, responsável pelos cinemas da Fundação e do Museu, divulgou nesta segunda-feira (31), no Facebook, uma nota na qual informou punição aos cineastas, após polêmica no debate do filme Que Horas Ela Volta?, no sábado (29). "A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) informa que, diante do comportamento lamentável dos cineastas Cláudio Assis e Lírio Ferreira no Cinema do Museu, no último sábado (29), não permitirá qualquer evento envolvendo os dois realizadores, e suas respectivas produções, em qualquer espaço da Fundaj. A punição tem validade por um ano".

Vale lembrar que Cláudio Assis prepara para este ano o lançamento de Big Jato, filme que foi escolhido para o Festival de Brasília. O cineasta ganhou o troféu candango de melhor filme com os longas-metragens Amarelo manga (2002) e Baixio das bestas (2006). O mais recente filme de Lírio ferreira é Sangue azul, melhor filme no festival do Rio deste ano.

A decisão repercutiu nas redes sociais, com artistas como Karina Buhr defendendo a posição da Fudaj. "Fundaj botando pra lascar e fazendo história! Que bonito, que coisa tão boa acompanhar isso de perto"

[SAIBAMAIS]

A polêmica começou após posts no Facebook comentarem o debate ocorrido após a sessão de Que Horas Ela Volta?. Vários espectadores criticaram a postura dos cineastas Lírio Ferreira e Cláudio Assis (Amarelo Manga), amigos da diretora e que estavam presentes na sessão. Segundo os relatos, em determinado momento Cláudio chegou a chamar de "gorda" a atriz Regina Casé, protagonista do longa.

Pelo Facebook, Anna Muylaert também comentou o episódio, através de comentário em postagem do diretor de arte de Que horas ela volta?, Thales Junqueira: "Gente, foi foda, foi infantil. a gente tentou controlar com respeito. a questão é: porque alguns homens não SABEM ficar a sombra? tem que estar sempre NO CENTRO? era isso tambem o que eu falava ontem sobre o homem aprender a atuar no seu lado feminino. porque alguem tem que brilhar sempre? porque sempre YANG? essa desvalorizacao do lado YIN , do lado silencioso do ser? isso leva a decandencia! ninguem pode brilhar 100% do tempo. pode parecer estranho mas essa infantilidade, ao meu ver, é talvez uma das grandes fontes originais da mente machista."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação