Diversão e Arte

Pintura, fotografia e instalações movimentam o circuito de exposições

Três mostras oferecem opções variadas para um passeio pelas artes visuais

postado em 02/09/2015 07:30

Foto com legenda de Cartiê Bressão

A arte expressa em pintura, fotografia e instalações movimenta o mês de setembro em Brasília. Três mostras trazem, a partir de amanhã, cores, humor e consciência ecológica em vários níveis. Em Sobradinho, o artista plástico Toninho de Souza faz das cores o elo entre o próprio trabalho e o apresentado pelo artista naif venezuelano Maldonado Díaz. As fotografias cheias de humor de Cartiê Bressão ; personagem criado pelo fotógrafo Pedro Garcia ; celebram o Rio de Janeiro, enquanto que o tema da reciclagem é o mote da exposição das artistas Hermínia Metzler, Márcia Mazzoni e Rosileno Horta.

Longe dos rótulos que a formação acadêmica pretende colocar, os artistas Maldonado Díaz e Toninho de Souza comunicam ideias, denúncias e protestos por meio de cores alegres. O primeiro, venezuelano, nascido em família burguesa, conheceu a arte por meio dos livros na biblioteca da casa onde cresceu e define a própria arte como naif tropical contemporânea; o segundo, brasileiro, de família humilde, desenvolveu desde criança curiosidade pela arte e acabou ganhando o mundo com as cores e o abstracionismo que caracterizam os trabalhos.

Foto do naif Maldonado Díaz

Plástico e arame retorcidos são matérias-primas do trabalho coletivo das artistas brasilienses Hermínia Metzler, Márcia Mazzoni e Rosileno Horta. Garrafas de plástico são recicladas e tecidas e ganham nova função: a arte. O objetivo, segundo elas, é trabalhar material considerado antiestético, inadequado, como o plástico em figura poética. Submetido à ação do fogo, o material se torna flexível, sem limites. As possibilidades, a partir daí, são infinitas e as artistas transformaram o lixo não perecível, agressivo à natureza, em elemento delicado e sutil.

Na instalação assinada em conjunto, a maturidade, a paciência e a sintonia são imprescindíveis para criar formas inusitadas, que mantêm diálogo com outros artistas, outros lugares, sem dar espaço, no entanto, à repetição banal.

Matéria efêmera
De 4 a 26 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 21h; sábados, das 9h às 12h. Galeria de arte da Casa Thomas Jefferson. Entrada franca.

Encontro de cores alegres
De 3 a 14 de setembro, das 9h às 20h. Art Gallery ; quadra 8, conjunto F, lote 61 ; Sobradinho-DF. Entrada franca.

Rio 450
De 3 a 30 de setembro. Túneo de ligação doa anexos ao Palácio do Planalto ; Praça dos Três Poderes, Brasília ; DF. Entrada franca.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação