Diversão e Arte

Espetáculo Cora dentro de mim chega a Brasília em setembro

Cora deu seu último suspiro há 30 anos, deixando como legado muitos versos e uma história de vida comovente, que repercutem e emocionam leitores e espectadores além de seu tempo

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 07/09/2015 07:30

Foto da Escritora Cora Coralina
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Aninha, também conhecida como Cora Coralina, nasceu na cidade de Goiás, em 20 de agosto de 1889, tornou-se uma poetisa reconhecida e respeitada pelo público nacional e uma das principais representantes da poesia brasileira. O ano de 2015 marcou o período de três décadas desde que Cora, mulher forte e sensível, escreveu seus últimos poemas (ela morreu em 10 de abril de 1985). Com o objetivo de fazer permanecer no imaginário popular a obra da goiana, a peça Cora dentro de mim ; plantando roseiras & fazendo doces, já circulou por diversas cidades brasileiras nos últimos anos e agora chega a Brasília.
[SAIBAMAIS]
Vivência Bretas Tahan, filha da poetisa, se diz admirada ao perceber que mesmo depois de 30 anos os escritos de sua mãe, que fazia doces para vender, ainda repercutem tanto e são continuamente motivos de homenagens e releituras. ;Acredito que isso aconteça porque o que ela escreve é a poesia do verdadeiro, é chão, terra, gado, menino abandonado. Coisas que estão sempre aí, no cotidiano de tanta gente. Assim, ela acaba se diferenciando e está sempre na boca do povo. Vejo que há filmes, peças, livros, leituras e eu gosto muito, é danado de bom, me engrandece. Ela foi uma grande mulher;, conta Vivência. A escritora publicou em 2002 o livro Cora coragem, Cora poesia, onde conta as histórias de sua mãe.

Para interpretar Coralina nos palcos a escolhida foi a artista Lilia Diniz, que percorre os caminhos do teatro, além da dramaturgia, poesia e arte-educação. A atriz, de 43 anos, nasceu em Creoli do Bina, município do Maranhão, e graduou-se em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB); enquanto isso, publicou seis livros e diz que se envolveu com poesia logo quando começou a ler, através da literatura de cordel. Leila percorre a estrada da poesia e do teatro desde 2000.


Espetáculo Cora dentro de mim ; plantando roseiras & fazendo doces

Dias 17, 18 e 19 de setembro em Goiânia, Espaço Gepeto ; Rua 1.013 Qd.39 Lt. 11, n; 467, Setor Pedro Ludovico. Dias 25, 26 e 27 de setembro, na Sala Cássia Eller, Funarte, às 20h e 21h. Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Classificação indicativa: 14 anos.

Confira trechos do espetáculo

[VIDEO1]

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação