Diversão e Arte

Pianista percorre o Brasil para levar a música a todos os cantos do país

Miguel Proença quer facilitar o acesso ao piano principalmente por parte das crianças

Nahima Maciel
postado em 09/09/2015 07:30


Pianista já visitou mais de 134 cidades com concertos e palestras gratuitos

Quando começou o projeto Piano Brasil, o gaúcho Miguel Proença tinha a certeza de que a música provoca um efeito especial sobre as pessoas e em vários momentos constatou esta crença. Uma vez, no Acre, improvisou uma melodia ao piano para acompanhar a música de um índio compositor que pediu para ouvir Villa-Lobos. Em outra ocasião, se emocionou com um menino de 12 anos, em Garanhuns (PE) que, impressionado, comentou: ;Moço, eu também queria ser chefe;. ;Eu virei pastor;, brinca Proença. ;Tem muita gente que se comove muito com música erudita. A falta de espaço de divulgação é que é o problema, porque o brasileiro é sensível, ele gosta. Você não pode imaginar momentos que tenho com as crianças, com o público que nunca ouviu.;

Durante as viagens do projeto, o pianista visitou mais de 134 cidades. Por Brasília, já passou pelo menos duas vezes. Este ano, Proença realizou a sétima edição do Piano Brasil, em agosto, iniciado em 2005 com a intenção de levar a todos os cantos do Brasil uma série de concertos acompanhados de aulas para crianças e masterclasses. É uma vontade de divulgar o instrumento, mas também de mostrar como a música erudita, quando acessível e disponibilizada, pode ser transformadora.

Para diminuir as distâncias, ele convida as crianças a subirem ao palco para conhecer o instrumento. O pianista quer desmitificar o piano, tirá-lo do pedestal de objeto de luxo. ;Procuro atingir as regiões brasileiras que não recebem a música erudita, mas também a população que está carente desse tipo de manifestação ou que nunca ouviu;, avisa o artista, que sempre se emociona com as reações e adora observar as carinhas de espanto e de felicidade das crianças quando propõe que cantem algo e acompanha ao piano.

Proença acredita que a música erudita no Brasil sofre de desatenção. Por isso gravou, em 2005, a coletânea Piano Brasileiro, um conjunto de 10 discos com a integral das cirandas de Villa-Lobos, as integrais das obras de Lorenzo Fernandes e Alberto Nepomuceno para piano e composições de Radamés Gnattali, Guerra Peixe, Marlos Nobre. A coletânea, lançada na época para inaugurar o selo Biscoito Clássico, da Biscoito Fino, foi considerada Patrimônio da Música Brasileira pela Unesco e levou 10 anos para ser gravada. Em 2015, Proença reedita os discos, que estavam esgotados, e aproveita a turnê do Piano Brasil para promovê-los.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação