Diversão e Arte

Projeto de samba começa com show de Dona Ivone Lara, no CCBB

Flores em vida terá o brasiliense Adora Roda como anfitrião de mestres como Nelson Sargento e Monarco

Irlam Rocha Lima
postado em 14/09/2015 07:30
Flores em vida terá o brasiliense Adora Roda como anfitrião de mestres como Nelson Sargento e Monarco
Letra de Guilherme de Brito, imortalizada por melodia de Nelson Cavaquinho, Flores em Vida transformou-se em clássico do samba. Um dos versos diz: ;Me dê flores em vida/ O carinho e a mão amiga/ Para aliviar os meus ais/ Depois que eu me chamar saudade/ Não preciso de vaidade/ Quero prece e nada mais...;

Esse poema musicado serviu de tema para o projeto elaborado pelos músicos brasilienses Breno Alves e Tito Silva (integrantes do grupo Adora Roda), que vai reverenciar três mestres do mais representativo gênero musical brasileiro: Dona Ivone Lara, Monarco e Nelson Sargento.

Flores em vida estreia nesta segunda (14/9), às 20h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, com show de Dona Ivone. Nas próximas segundas-feiras se apresentam Monarco e Nelson Sargento. Todos serão acompanhados pelo Adora Roda, formado por Breno Alves (pandeiro e voz), Kadu Nascimento (percussão e voz), Guto Martins (percussão), Vinicius de Oliveira (banjo e voz), e Tito Silva (cavaquinho e voz). Eles têm como convidado o violonista Fernando César.

"O projeto nos permitirá reverenciar esses sambistas consagrados, com importante contribuição para a história da música popular brasileira. São cantores e compositores, que representam três grandes escolas de samba do Rio de Janeiro: a Império Serrano (Dona Ivone), a Portela (Monarco) e a Mangueira (Nelson Sargento)", destaca Breno.

[SAIBAMAIS]Vencedor do festival Novos bambas do velho samba, promovido pelo bar Carioca da Gema, na Lapa, em 2014, Breno é um dos fundadores do Adora Roda. O grupo, surgido há oito anos, é um dos mais representativos do samba na capital. Às terças-feiras comanda uma concorrida roda de samba no Outro Calaf e já levou seu trabalho ao Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Flores em Vida
Show de Dona Ivone Lara e grupo Adora Roda, com direção musical de Thanise Silva, hoje, às 20h, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

Primeira dama do samba

Dona Ivone Lara é uma unanimidade na música popular brasileira. Ela chega aos 94 anos reverenciada por artistas de diferentes gerações. Da cantora baiana Maria Bethânia, intérprete do clássico Alguém me avisou, ao grupo brasiliense Adora Roda, anfitrião da grande dama do samba no projeto Flores em vida, todos lhe rendem homenagens.

Recentemente, Dona Ivone lançou o Sambabook, com registros inéditos de sua musicografia, feitos por Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Criolo, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Adriana Calcanhotto, Teresa Cristina, Zélia Duncan e Vanessa da Mata, entre outros.

Carioca de Botafogo, primeira filha de uma família pobre, perdeu os pais ainda criança e, na infância, viveu num internato. Na adolescência estudou música com Lucila Guimarães, a primeira mulher do maestro Heitor Villa-Lobos.

Na década de 1940, formou-se em enfermagem, especializou-se em terapia ocupacional, tendo trabalhado num hospital psiquiátrico com a doutora Nise da Silveira. Mais ou menos na mesma época, aprendeu a tocar cavaquinho e a frequentar rodas de samba na Mangueira.

Mas, logo em seguida passou a integrar a Império Serrano, sendo a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores nas escolas de samba cariocas. Entre os sambas enredos que criou, o que ficou mais conhecido foi Os cinco bailes da história do Rio, feito em parceria com Silas de Oliveira. Da discografia de Dona Ivone constam 18 títulos.

Roteiro do show

Acreditar
Sonho Meu
Alguém me avisou
Mas quem disse que eu te esqueço
Nasci pra sonhar e cantar
Sorriso de criança
Liberdade
Sorriso Negro
Tendência
Enredo do meu samba
Doces recordações
Resignação
Alvorecer


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação