Diversão e Arte

Após acordo milionário, Sony Music terá música caribenha em seu catálogo

Bola de Nieve, Elena Burke, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Celina Gonzalez, Cesar Portillo de la Luz e Guillermo Rubalcaba são alguns dos nomes que constituem a lista

postado em 16/09/2015 14:19
O cantor cubano Ibrahim Ferrer é um dos nomes
Após acordo milionário, a Sony Music irá aproximar Cuba ainda mais dos Estados Unidos, ou ao menos a música do país caribenho. A gigante da indústria fonográfica comprou os direitos de distribuição do catálogo da produtora estatal Egrem (Empresa de Gravações e Edições Musicais). As gravações da Egrem foram licenciadas para distribuição internacional no passado, mas nunca em grande escala.

Bola de Nieve, Elena Burke, Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Celina Gonzalez, Cesar Portillo de la Luz e Guillermo Rubalcaba são alguns dos nomes que constituem a lista. Muito desses artistas fizeram parte da orquestra Buena Vista Social Club, cujo sucesso ajudou a popularizar a música cubana pelo mundo.

[SAIBAMAIS]Ritmos africanos, instrumentos de origem espanhola e improvisação a la jazz norte-americano são alguns dos elementos que tornam a produção musical de Cuba tão especial. ;A Sony Music está honrada por trazer essa música icônica -- representando cinco décadas de cultura cubana -- para todos os cantos do mundo" afirmou Edgar Berger, presidente e diretor-executivo da Sony Music International.

"Esse acordo histórico ajudará a expandir internacionalmente a conscientização e apreciação da cultura cubana, da rica herança musical de Cuba e dos seus maravilhosos artistas", declarou Doug Morris, diretor executivo da Sony Music Entertainment, em comunicado oficial. "É um imenso prazer iniciar essa parceria com a Egrem para compartilhar, pela primeira vez, um dos maiores e mais aclamados catálogos de música cubana com fãs do mundo inteiro", continuou Morris.

O contrato surgiu meses depois dos Estados Unidos e Cuba terem retomado relações diplomáticas após décadas marcadas por tensão e paranoia. Apesar da recente reaproximação, ainda existem sanções econômicas contra o país de Fidel Castro. No entanto, o acordo entre a Sony e a Egrem é protegido por uma clausula que protege a livre troca de informações e expressão artística entre os países.

O catálogo também contêm gravações dos grupos musicais Aragon, Irakere and Los Van Van, incluindo o seu mais recente álbum La Fantasia, um tributo a Juan Formell.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação