Diversão e Arte

Aniversário de B.B.King: veja nove parcerias inesquecíveis do rei do blues

Para relembrar a carreira do artista, relembre algumas canções

postado em 16/09/2015 16:17
Para relembrar a carreira do artista, relembre algumas canções
O rei do blues, B.B. King, completaria 90 anos nesta quarta-feira (16/9). De acordo com o site Vox, a Cidade de Memphis batizou uma rua com o nome do legendário guitarrista, que morreu em maio deste ano.

A importância de King é indiscutível. Com Lucille, guitarra Gibson que o acompanhou por boa parte da carreira, o "rei" espalhou o blues pelos quatro cantos do mundo. Eric Clapton, Buddy Guy, John Mayer e The Edge, do U2, são alguns dos artistas que seguiram os ensinamentos do velho bluesman.

Para relembrar a carreira de B.B King, o Correio selecionou nove parcerias inesquecíveis do músico que criou um novo jeito de fazer música:

1) "Riding with the King", Eric Clapton:
[VIDEO1]
Essa colaboração de 2000 foi a oportunidade perfeita de unir a "mão de Deus" (apelido que Clapton recebeu na década de 1960) e seu mestre. O álbum foi o primeiro e único projeto de King a vender um milhão de cópias nos Estados Unidos. Os músicos tocaram juntos pela primeira vez em 1967, quando Clapton era apenas um jovem de 22 anos.

2) "When Love Comes to Town", U2
[VIDEO2]
Em 1988, esse single da banda irlandesa chegou ao topo das paradas, explorando os vocais poderosos de B.B King e Bono Vox.

3) "The Thrill is Gone", Bobby "Blue" Bland
[VIDEO3]
A jam session entre King e Bobby Blue é um exemplo perfeito da habilidade vocal incrível dos dois artistas. Lucille "chora" ao contar a história do fim de um grande amor.

4) "Something you got", Koko Taylor
[VIDEO4]
O dueto com a "rainha do blues", Koko Taylor, é divertido e energético. No álbum Blues Summit, de 1993, King colaborou com velhos amigos e, graças a química entre ele e Koko, essa deliciosa música de amor merecer um lugar na lista.

5) "You Shook Me", John Lee Hooker
[VIDEO5]
Também de Blues Summit, essa parceria une King a outra lenda do blues John Lee Hooker. A dupla reinventa a música de Willie Dixon, que foi imortalizada na década de 1970 por Robert Plant e Jimmy Page.

6) "Rock This House", Elton John
[VIDEO6]
Quando King estava terminando a produção do seu álbum de 2005, B.B. King & Friends: 80, essa eletrizante colaboração com Elton John foi selecionada para fechar o disco.

7) "There;s Something on Your Mind", Etta James
[VIDEO7]
A voz poderosa de Etta James, uma das maiores cantoras da música americana, combina perfeitamente com a guitarra de King.

8) "Night Life", Willie Nelson
[VIDEO8]
Coutry e Blues se unem por meio dessas duas figuras icônicas. Quando essa versão foi gravada, os dois músicos já haviam passado da casa dos 60 mas ainda mantinham a vitalidade de quem acabou de entrar no jogo.

9) "Hummingbird", John Mayer
[VIDEO9]
Parte do premiado B.B King & Friends: 80, essa faixa une dois gigantes da guitarra. Composta no final da década de 60, por Leon Russell, Hummingbird não perdeu o charme com a idade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação