Diversão e Arte

O streaming traz nova forma de ouvir música

Pesquisas feitas pelo Spotify mostram que pessoas escutam mais músicas para momentos do dia, do que por gênero ou artista

postado em 17/09/2015 15:00

Calvin Harris foi o artista mais escutado pelos brasileiros no Spotify
Que o sistema de streaming está ganhando cada dia mais espaço no Brasil, não é novidade. Mas o que foi descoberto pelo Spotify, empresa de streaming que completou um ano de atuação no Brasil, é que o comportamento das pessoas vem mudando com o acesso a um número ilimitado de músicas.

Segundo pesquisas, foi descoberto que as pessoas buscam ouvir músicas por listas e não mais por gênero. ;Hoje em dia se tem lista para correr, para a hora do almoço, faxina, esquenta e até balada. O usuário escolhe vários artistas e gêneros e cria uma playlist pro momento;, explica Thiago Pagliuso, diretor de vendas do Spotify Brasil. Em um ano, foram criadas 11 milhões de playlists só no Brasil.

Por estar sempre em contato com listas novas, os usuários esbarram com músicas novas. A média de descobertas de um novo artista por mês é de 2 bilhões mundo a fora.

[SAIBAMAIS]Dados mostram que esse fato pode ter ajudado no hábito brasileiro de escutar músicas nacionais. Há um ano, 14% dos streamings no Brasil eram de conteúdo local, hoje esse consumo está em 37%, o que representa um aumento de 160% no período. Jorge e Mateus, Henrique e Juliano e Charlie Brown Jr. foram os artistas mais escutados por aqui.

Perfil do brasileiro

O perfil do usuário nacional é jovem. Dos 104 minutos diários que o usuário brasileiro permanece no Spotify, boa parte é via celular. De acordo com o gráfico de comportamento, nos primeiros momentos do dia o movimento é intenso nos dispositivos móveis e durante o horário comercial, passar para o desktop, e então, no começo da noite, voltar para o mobile. Durante a tarde, no entanto, por volta das 15 horas, há um pico de acesso gerado especialmente por jovens de 18 a 34 anos, que representam 70% dos usuários do país.

;O número de pessoas mais velhas que tem conta na plataforma também está crescendo. Como acontece nas redes sociais, a novidade chega primeiro aos jovens e depois vai tomando conta dos pais, tias e avós;, brinca Thiago.

Confira a lista com os artistas mais escutados pelos brasilieros no spotify.

1. Calvin Harris

[VIDEO1]

2. Maroon 5

[VIDEO2]

3. Ed Sheeran

[VIDEO3]

4. Henrique & Juliano

[VIDEO4]

5. Jorge & Mateus

[VIDEO5]

6. David Guetta
7. Coldplay
8. Beyoncé
9. Imagine Dragons
10. Charlie Brown JR.
11. Katy Perry
12. Ariana Grande
13. Avicii
14. Arctic Monkeys
15. Rihanna
16. Sam Smith
17. Eminem
18. Luan Santana
19. Lana Del Rey
20. One Direction

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação