Diversão e Arte

Maurício Gomyde lança Surpreendente! na Livraria Cultura Do CasaPark

Gomyde nasceu em São Paulo, mas mora em Brasília desde os três anos, lugar que considera "disparado a cidade mais bonita do mundo"

postado em 26/09/2015 07:30

Maurício Gomyde: ficção inspirada diretamente no fascínio pelo cinema

Pedro Diniz, personagem do novo romance do autor Maurício Gomyde, é um jovem cineasta que se vê cego. A cegueira, na concepção do autor, é o que de pior poderia acontecer a um cineasta, cujo trabalho é ancorado em imagens. E é esse conflito que permeia Surpreendente, a ser lançado na tarde de hoje na Livraria Cultura do CasaPark. Gomyde nasceu em São Paulo, mas mora em Brasília desde os três anos, lugar que considera ;disparado a cidade mais bonita do mundo.;

Gênio indomável, Sociedade dos poetas mortos, Dirigindo no escuro são algumas das obras que marcaram o personagem apaixonado por cinema. Como muitos jovens da mesma geração, ele se julga especial e acredita ter a missão de fazer filmes para melhorar o mundo e parte para a cidade goiana de Pirenópolis, refúgio de muitos brasilienses, em busca da última chance de dirigir um longa-metragem capaz de vencer mais importante prêmio da indústria cinematográfica brasileira.

A vida de Pedro sempre teve muitos sobressaltos. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele desafia a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha numa videolocadora na periferia, Pedro planeja a obra que vai consagrá-lo. Nisso, ele conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear.

No entanto, uma série de infortúnios motivam o rapaz a tirar suas ideias do papel e colocar o pé na estrada. Além do filme, ele pretende descobrir o segredo do amuleto ; um olho turco ; presente da avó. Junto dos amigos Fit, Mayla e Cristal, Pedro vai a Pirenópolis a bordo do Diabo Louro, um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. Esse é o primeiro romance de Maurício Gomyde pela Intrínseca. O autor tem outros cinco livros publicados, além de ser compositor e baterista em uma banda brasiliense.

Surpreendente!
De Maurício Gomyde. Intrínseca, 272 páginas. R$ 29,92. Lançamento: hoje, às 15h30. Livraria Cultura ; CasaPark Shopping Center (SGCV ; Sul, Lote 22 ; Piso 2, loja 4 ; Zona Industrial ; Brasília/DF).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação