Diversão e Arte

Ao Correio, a atriz Mariana Ximenes revela o que a motiva

Desafio e entrega são fatores que a atriz de 34 anos procura ao escolher seus papéis

Nahima Maciel
postado em 26/09/2015 07:36

Desafio e entrega são fatores que a atriz de 34 anos procura ao escolher seus papéis

Em Prova de coragem, do diretor Roberto Gervitz, Mariana Ximenes vive uma artista plástica em busca de um sentido para a vida. Casada com um médico, Adri engravida sem o real consentimento do marido e decide levar adiante uma gravidez de risco. A personagem está em busca de uma felicidade na qual deposita muitas esperanças. É uma mulher comum. Nem de perto a psicopata de Clara, da novela Passione, ou da cantora de cabaré de Joia rara.

A variedade de personagens é o que atrai a atriz de 34 anos quando decide se vai ou não mergulhar em um projeto. É preciso ter algo que a desafie. ;Quando o Gervitz me chamou, ainda não tinha o roteiro;, conta Mariana, em entrevista durante o 48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no qual Prova de coragem foi exibido como parte da mostra competitiva. O próximo desafio é a série de terror Super Max, dirigida por José Eduardo Belmonte e José Alvarenga Júnior para a Globo. Com linguagem de cinema, roteiristas como Marçal Aquino, Fernando Bonassi e Raphael Montes, a série ainda não tem data para estrear. ;É um seriado na Globo, sendo filmado como cinema, com diretores de cinema. Tem até foquista!”, comemora Mariana, que faz uma enfermeira na trama, por enquanto, misteriosa.

Recentemente, a atriz filmou com Ruy Guerra uma participação em Quase memória, inspirado em livro de Carlos Heitor Cony, com Cacá Diegues. Quando soube que Diegues começaria a montar o elenco de O grande circo místico, ela tratou de se oferecer para um teste. ;Às vezes, eu sei que o teste não está avaliando minha qualidade de atriz e acho que isso é importante, você ser avaliado naquele personagem, ver se o diretor te olha para fazer o filme dele. Estou mega aberta para fazer teste;, diz. No ano passado, a atriz também passou um mês e meio em Brasília para filmar a comédia romântica Depois de você, de Marcos Ligocki.

Perfeccionista, Mariana gosta de se concentrar em todos os detalhes de suas atividades. Quando dá uma entrevista, desliga o celular para não ser perturbada. Se vai fazer fotos, gosta de escolher a luz correta. Se acha que não foi clara o suficiente em uma reflexão, liga novamente para a reportagem e reforça um ou outro ponto. E faz cada coisa no seu tempo. Até 2010, nunca havia experimentado as redes sociais. Além de reservada, não sabia muito bem como funcionavam. Há um ano e meio, fez uma inscrição no Instagram e outra no Facebook. Mariana percebeu que as redes sociais são canais diretos de comunicação com o público. ;É um mundo e a gente não pode se fechar para ele;, diz. Abaixo, a atriz conta como se envolve na criação do personagem, fala sobre privacidade e comenta os trabalhos com os diretores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação