Diversão e Arte

Melodias cubanas percorrem o mundo após acordo com a gravadora Sony

O público fã do ritmo poderá apreciar o maravilhoso acervo da cultura musical do país

postado em 28/09/2015 11:38

Ibrahim Ferrer é um dos músicos cubanos que serão divulgados em larga escala

Nas casas de show La Tropical e La Casa de la Musica, a juventude de Havana se entrega ao som dos ritmos afro-caribenhos salsa, cha-cha e rumba. Sensual, eletrizante e envolvente, a sonoridade cubana é única. Com a retomada das relações diplomáticas entre a ilha e os Estados Unidos, começa uma nova era para a música do país.

No começo do mês, a Sony Music adquiriu os direitos de distribuição do catálogo da produtora estatal Egrem (Empresa de Gravações e Edições Musicais). As gravações da produtora já foram licenciadas para distribuição internacional no passado, mas nunca em grande escala. A Egrem domina 95% do mercado nacional e tem em seus arquivos mais de 20.000 faixas dos mais influentes artistas de Cuba.

[SAIBAMAIS];Esse acordo histórico ajudará a expandir internacionalmente a conscientização e apreciação da cultura cubana, da rica herança musical de Cuba e dos seus maravilhosos artistas;, declarou Doug Morris, diretor executivo da Sony Music Entertainment, em comunicado oficial.

Entre as aquisições da Sony, estão as gravações da banda cubana Irakere, conhecida pela fusão de instrumentos tradicionais de percussão com jazz americano. A banda deu início a uma nova onda musical conhecida como jazz afro-cubano. As improvisações em estilo bebop marcaram a carreira do grupo e influenciaram gerações mais novas de músicos.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação