Diversão e Arte

Britânico Idris Elba gosta da ideia de ser o primeiro James Bond negro

A popularidade do ator fez surgir a possibilidade de ser escalado para o papel do detetive

postado em 30/09/2015 07:30

Após fazer sucesso em séries britânicas e americanas, trabalho de Idris Elba tem sido reconhecido em âmbito internacional

O nome do ator britânico Idris Elba começou a ficar mais conhecido pela maioria do público brasileiro devido aos boatos de que ele teria (tem?) grandes chances de substituir Daniel Craig e ser o primeiro James Bond negro da história da franquia. No entanto, apesar das polêmicas em relação à possibilidade de ser escalado para interpretar o famoso agente, o fato é que Elba vem construindo há tempos uma carreira respeitável no cinema e na televisão.

Para quem acompanhou, no começo da década passada, a série da HBO The wire (A escuta, no Brasil), a ascensão de Idris Elba ao estrelato em Hollywood não foi nada surpreendente. Apesar de não ter sido objeto de extensa popularidade durante os anos em que esteve no ar (entre 2002 e 2008), hoje a série criada pelo icônico David Simon ganhou status de cult. Trajetória semelhante à do próprio ator, que interpretou o traficante e aspirante a empresário Stringer Bell, um dos personagens mais marcantes do programa.

Antes de The wire, Idris Elba era um DJ em Hackney, Londres, com dificuldades para encontrar emprego como ator. Depois de sua participação na série, que durou três temporadas e deixou uma legião de fãs, a carreira dele começou a decolar. Primeiro, em mais alguns papéis de destaque na televisão e como protagonista em filmes de menor expressão, como Daddy;s little girls, em que contracenou com Gabrielle Union. Depois, vieram aparições em filmes de moderado sucesso, como Extermínio 2 e Um natal especial, uma surpresa que rendeu US$ 50 milhões nas bilheterias. Mais presenças em filmes que, se não foram marcantes, como A morte convidapara dançar e RocknRolla, ajudaram a cimentar o nome do ator em produções de Hollywood.

Até que, em 2009, com novos sucessos em Alma perdida e Obsessiva (quase US$ 30 milhões nas bilheterias), começaram os boatos de que Idris Elba fora sondado para interpretar James Bond. ;Após a vitória de Obama, houve um programa na CNN que afirmou que ;se estávamos prontos para ter um presidente negro, então era a hora de ter um Bond negro também;, e a ideia espalhou como um vírus. Nas redes sociais, as pessoas começaram a jogar ideias sobre quem seria esse ator e falaram muito sobre mim. Não sei se vai acontecer, mas eu tenho condições de interpretar o papel. Eu consigo me mover, flertar com mulheres e beber. Além disso, sou britânico;, afirmou com humor, ainda em 2009, para o jornal britânico The Guardian.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação