Diversão e Arte

Vavá Afiouni busca economiza sonora em novo disco

Estudo do contrabaixo acústico norteou o conceito de Os jet sambas

postado em 10/10/2015 07:32

Os jet sambas é o terceiro disco da carreira solo de Vavá Afiouni

Músico nascido e criado em Brasília, Vavá Afiouni é um daqueles personagens impossíveis de categorizar. Experimentalismos, jazz, rock, regional, afrolatinidades...o baixista passeia por todos os gêneros com desenvoltura. Apesar de se sentir confortável no meio dessa salada de estéticas sonoras, o seu mais novo disco solo, Os jet sambas, é, como o próprio define, ;música como meditação. Houve um esforço para tocar menos, mais baixo e com mais concentração;, afirmou Vavá em entrevista ao Correio.

Mais do que uma definição conceitual, a sonoridade mais meditativa e econômica de Os jet sambas é fruto de uma decisão prática e consciente de Vavá como músico. Ele conta que o marco zero do disco começou, na verdade, em 2012, quando iniciou os estudos em baixo acústico. ;Esse instrumento me exige muito mais que o elétrico, que já toco há uns 20 anos, ele exige da musculatura e da acuidade auditiva. Para se fazer qualquer coisa ali, requer muita atenção e, por isso mesmo, não vale a pena desperdiçar notas, de forma que o estudo desse instrumento me trouxe uma maneira mais consciente de lidar com a música;, explicou.

Essa maneira consciente e mais objetiva de pensar o próprio trabalho é fruto da maturidade musical que Vavá vem adquirindo com o projeto paralelo com o grupo Passo Largo e com os dois discos anteriores da carreira solo, Toró de palpite e Papo de bicho. ;Os dois álbuns anteriores foram feitos sob pesquisa de sonoridades e ritmos, tudo com muita abertura para o experimentalismo. Agora, no terceiro eu já sabia exatamente o que queria, que soasse a madeira do baixo, as peles de cada percussão ou peça de bateria, deixando uma ousadia extra para a guitarra;, revelou.

Já em relação ao Passo Largo ; trio que mistura rock, música brasileira e improvisação, Vavá acredita que o contraponto em seu trabalho solo está no fato de que a banda possui uma carga ao mesmo tempo mais despojada e com um foco de desafio técnico e de criação, enquanto o Os jet sambas tem um enfoque mais minimalista, filosófico e conceitual.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação