Diversão e Arte

Pediatra apresenta para seus pacientes versões novas de clássicos infantis

Carlos Jansen tem a medicina como ofício há quatro décadas. Oito anos antes, porém, já estava envolvido com a música.

Irlam Rocha Lima
postado em 10/10/2015 07:32
Carlos Jansen aposta em temas como ecologia e amizade em Novas cantigas de rodaAs crianças que vão ao consultório do pediatra Carlos Eduardo Jansen Melo, num edifício de clínicas na Asa Norte, se sentem bem à vontade, já na antessala. Ao chegar ali, elas ouvem novas versões para antigas cantigas de roda, com letras educativas que trazem mensagens voltadas para a amizade, a higiene e a ecologia.

O clássico Boi da cara preta não mais as intimida porque a letra que substitui a original diz: ;Boi, boi, boi/ Boi da cara preta/ Brinca com a criança/ Que não chupa mais chupeta...;. As outras 15 faixas do álbum Novas cantigas de roda trazem mensagens com esse mesmo espírito adaptadas para ritmos brasileiros como samba, baião, maracatu e até rock.
[SAIBAMAIS]
Carlos Jansen tem a medicina como ofício há quatro décadas. Oito anos antes, porém, já estava envolvido com a música. ;Nasci em Salvador, mas minha família é de Santo Amaro da Purificação, terra natal de Caetano Veloso e Maria Bethânia. No começo da década de 1960, viemos para Brasília. Eu tinha 11 anos de idade;, lembra.

Na adolescência, Jansen participou de vários festivais estudantis na capital e foi vencedor de um deles com a canção Moto contínuo. ;Por conta dessa música, ganhei elogio do compositor Mariozinho Rocha, hoje produtor artístico da gravadora Som Livre e responsável pelas trilhas sonoras das novelas da TV Globo;, conta.

Embora tenha a pediatria como atividade profissional, Jansen nunca deixou a música e a poesia de lado. Em 2002, participou de duas coletâneas de poemas, em Salvador; e no ano seguinte lançou o livro Da melhor qualidade. ;No mesmo ano lancei o CD Colagem, que tem músicas compostas em parceria com Mabel Veloso (irmã de Caetano e Bethânia), Hermano Ribeiro e Flávio Fonseca. Nesse trabalho, contei com a participação de Hamilton de Holanda e de outros grandes nomes da música brasiliense;, destaca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação