Diversão e Arte

Com gibitecas fechadas, fãs de quadrinhos não têm onde ir no DF

Dois dos três principais acervos de história em quadrinhos da cidade estão fechados

Leonardo Fernandes - Especial para o Correio
postado em 13/10/2015 07:29
Gibiteca do Sesc 504 Sul: mais de 3 mil revistas no acervo
As chamadas gibitecas, para muitos brasilienses, se tornaram tradição. Variadas publicações à disposição para leitura, além de amizades e talentos que surgem entre frequentadores tornam este tipo de local referência para socialização, crescimento intelectual e profissional. Mas, no momento, duas das três maiores e mais tradicionais gibitecas de Brasília encontram-se fechadas para o público.

A gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, é uma delas. Há dois anos, a comunidade não tem acesso ao acervo de 3 mil exemplares, que conta com coleção de mangás, quadrinhos nacionais e internacionais, revistas de arte, vídeos e desenhos animados, pôsters e pranchas de ilustração, fanzines de todo o Brasil, bem como livros técnicos sobre desenho. O complexo que a abriga está fechado para visitação desde dezembro de 2013 porque precisa de reformas para resolver a questão da acessibilidade do local, problemas elétricos, hidráulicos e prediais.

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult-DF) informou que um funcionário do espaço, com a equipe de limpeza, está fazendo a manutenção dos acervos. Os gibis serão encaixotados durante a obra e voltarão a ser expostos, na próxima vez, no andar térreo, onde irá compor um espaço com a musiteca e a Biblioteca de Artes, com os respectivos acervos e oferta de atividades para o público.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação