Diversão e Arte

CD e DVD resgatam sucessos de Dolores Duran

Ao todo, foram 15 artistas convidados que gravaram as canções escolhidas, num total de 34 números

Irlam Rocha Lima
postado em 24/10/2015 07:38
Dolores Duran: versatilidade na voz e em suas composições, muitas viraram clássicos
Reza a lenda que em 1957, Tom Jobim, ainda jovem, havia criado um tema e mostrado a Vinicius de Moraes. Ao ouvi-lo, o Poetinha de imediato fez uma letra. Indo à Rádio Nacional, o compositor se encontrou com Dolores Duran, que tomou conhecimento da melodia quando ele a tocou ao piano.

Apaixonada com o que acabara de escutar, Dolores se pôs a escrever num guardanapo de papel versos do que viria a ser Por causa de você, um futuro clássico da música popular brasileira. Vinicius considerou a letra dela melhor do que a sua, e deu aval à nova parceira de Tom.

[SAIBAMAIS]Morta em 1960, aos 29 anos, Dolores deixou não só um importante legado musical (pequeno, mas de alta qualidade), como também muitas histórias que são lembradas por seus contemporâneos e também pelos pesquisadores e historiadores. Um deles é Rodrigo Faour, que, em 2012, lançou a biografia Dolores Duran ; A noite e as canções de uma mulher fascinante.

Faour achou pouco e quis ir além. Agora, em parceria com o Canal Brasil e o selo Coqueiro Verde, ele está lançando Duas noites para Dolores Duran CD e DVD duplos, que resultam do registro de shows-tributo à cantora e compositora carioca, realizados São Paulo (novembro de 2012) e no Rio de Janeiro (março de 2013).

Os dois espetáculos contaram com a participação de cantores e músicos de diferentes gerações e estilos. Ao todo, foram 15 artistas convidados que gravaram as canções escolhidas, num total de 34 números. O repertório não se restringiu às composições de Dolores, pois abriu espaço para músicas de outros autores que ela interpretou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação