Diversão e Arte

Documentário sobre Carlos Drummond será lançado hoje

Filme mostra a amizade do poeta com uma professora em um enredo sensível

postado em 05/11/2015 14:00
[VIDEO1]

Estreia nesta quinta-feira (5/11) o documentário O último poema, da diretora e roteirista Mirela Kruel, sobre Carlos Drummond de Andrade. O filme mostra a relação entre Helena Maria Balbinot Vicari, uma jovem estudante de Guaporé (RS) e o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Por mais de 20 anos, Helena e Drummond fizeram a conexão entre Guaporé e o Rio de Janeiro

Tudo começou no fim de 1962, quando Helena, que cursava o ensino médio, decidiu escrever ao autor mineiro falando do entusiasmo que sentia por sua obra e da divergência de opinião com sua professora de português, que preferia Cecília Meireles. Para surpresa da jovem, o poeta respondeu a carta, e ambos se corresponderam durante 24 anos, até meses antes da morte dele, em 1987.

A narrativa exibe trechos das cartas e poemas de ambos, mostrando como a afinidade entre os dois, que nunca se encontraram pessoalmente, foi se tornando amizade, numa aproximação gradativa cheia de afeto e cumplicidade.

Com uma impressionante noção estética, a narrativa busca valorizar tanto as imagens quanto o texto. Mirela ilumina a própria Helena como narradora, gravações de Drummond recitando trechos de seus poemas e dois atores encarnando a professora e o poeta: Janaina Kremer e Rodrigo Fiatt. O filme por enquanto, estará em cartaz somente na cidade de Porto Alegre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação