Diversão e Arte

Exposição leva ao museu fotos feitas por brasileiros no Instagram

Iniciativa é do próprio aplicativo, que tem no Brasil segundo maior número de usuários

Nahima Maciel
postado em 18/11/2015 07:30

Variedade de temas marca as contas brasileiras

O brasileiro é um viciado notório quando se trata de redes sociais e o Instagram há muito percebeu isso. A empresa americana tem mais de 400 milhões de usuários. Desse total, 29 milhões são contas do Brasil, o que coloca o país em segundo lugar em números de usuários. O primeiro são os próprios Estados Unidos. Esses números atraíram a atenção do site, que decidiu montar, pela primeira vez, uma exposição com imagens realizadas pelos brasileiros e postadas no aplicativo.

Com o título de Cultura, criatividade e diversidade por meio do Instagram, a exposição ocupará uma galeria do Museu da República com imagens escolhidas para ilustrar a diversidade da cultura nacional. Segundo Nicky Colaco, diretora de políticas públicas do Instagram, levar para o museu o conteúdo produzido com celulares é uma forma de contar e valorizar as histórias postadas na rede social. ;Você pode produzir uma quantidade grande de conteúdos diferentes no seu telefone, e é fácil fazer isso, mas nosso objetivo é mostrar uma história que alguém pode não ter visto no telefone;, avisa Nicky.

Turismo, culinária, arte e moda são alguns dos temas tratados pelas imagens. A perspectiva cultural foi um ponto de partida na idealização do projeto. Um dos focos da exposição está nas possibilidades do Instagram como espaço de negócios. Nicky fala especialmente de pequenas empresas que se estabelecem e crescem graças, em parte, à visibilidade conquistada nas redes sociais. ;Queríamos mostrar como as pessoas estão usando a tecnologia para criar e fazer crescer os seus negócios. Isso é algo muito único no Brasil. Nós notamos que a adoção dessas tecnologias para fazer crescer os negócios é muito maior que nos outros lugares;, garante. Segundo a diretora, pesquisas realizadas pelo site mostram que 53% dos usuários descobriram um novo produto ou uma nova marca pelo aplicativo.

Imagens foram selecionadas em uma conta brasileira do aplicativo

A seleção das imagens foi realizada por uma equipe do próprio Instagram com fotos enviadas para uma conta aberta pela empresa para o Brasil. O @instagrambrasil tem quase 7 milhões de seguidores e desse total saíram as 42 imagens da mostra. Uma edição difícil, mas que contou com a ajuda de alguns critérios. ;Quando pensamos em selecionar as fotos, e há literalmente centenas de milhares de fotos, criamos uma conta focada em enfatizar a cultura brasileira, esportes, comida e projetos. Queríamos focar na diversidade;, avisa a diretora de políticas públicas do site. ;O Brasil é o lugar perfeito para fazer esse tipo de exposição porque há muitas pessoas diferentes usando Instagram: há pessoas que estão documentando a vida nas favelas, que estão mostrando as belezas do Rio ou de suas cidades, que enfatizam o crescimento de suas cidades. Montamos uma exposição com tudo isso.;

O excepcional encanto dos brasileiros com redes sociais faz o sucesso de sites como o Instagram e leva as companhias a ficarem de olho nas possibilidades de crescimento. ;Minha impressão é que os brasileiros são sempre os primeiros a adotar certas tecnologias e, como muitas pessoas têm acesso a celular, isso está crescendo. Acho que há uma abertura de cabeça de um modo que não vemos, necessariamente, em outros lugares;, acredita Nicki.



Cultura, criatividade e diversidade por meio do Instagram

Exposição com 42 fotos de usuários do Instagram. Visitação até 23 de novembro, diariamente, das 9h às 18h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação