Diversão e Arte

Deserto da Patagônia é paisagem de "Jauja", que ganhou prêmio em Cannes

Longa argentino foi premiado na mostra Un certain regard e traz drama histórico

postado em 25/11/2015 07:30

Premiado em Cannes, filme fala de uma terra de abundância e felicidade

;A única certeza que se tem é que todos os que tentaram encontrar esse paraíso terrestre se perderam pelo caminho.; O lugar mitológico em questão é Jauja, terra de abundância e felicidade, que dá nome ao filme do argentino Lisandro Alonso. Em cartaz no Cine Brasília, o longa é uma coprodução entre Argentina, Dinamarca, França, México, EUA, Alemanha, Holanda e Brasil. Entre diversas indicações, foi premiado na mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), do Festival de Cannes, em 2014.

Viggo Mortensen, conhecido pelas atuações na trilogia O senhor dos anéis, é o protagonista Gunnar Dinesen, capitão dinamarquês que explora o deserto da Patagônia em busca de Jauja. A história se passa no século 19. Diversas expedições tentaram encontrar o lugar para comprovar a lenda, que acabou crescendo de forma desproporcional com o passar do tempo.

No meio dessa jornada, Ingeborg (Viilbjork Malling Agger), filha do militar, se apaixona por um soldado e decide fugir. O pai, então, muda o foco de seu rastreio e inicia uma busca pela região inóspita e desértica, cada vez mais atraído pela imensidão aparentemente infinita. Durante as filmagens, Viggo Mortensen qualificou o filme como um ;conto estranho;.

A pouco menos de meia hora do fim, o filme sofre uma mudança e ganha outra paisagem, outro tempo, quando o capitão Dinesen entra em uma gruta e encontra uma misteriosa senhora solitária. A história ganha um contorno ainda mais insólito, reminiscente de David Lynch.

Aventura, drama, western, mistério. É difícil explicar do que se trata Jauja, como admitiu o próprio Alonso em diversas entrevistas. Apesar do roteiro de apenas 20 páginas, o filme dá margem a várias leituras. Pouco é dito sobre os personagens apresentados. Rodado em formato quadrado, com as bordas arredondadas (como no Instagram), a produção é marcada por belas e exóticas imagens, escolhidas pelo diretor de fotografia Timo Salminen.

Se, por um lado, não há uma grande história para contar, por outro, certamente o espectador não fica indiferente à exaustiva busca de Dinesen. O que o protagonista vai encontrar, no entanto, pode fazê-lo se perder em seu próprio sonho. O filme fica em cartaz no Cine Brasília até o dia 14 de dezembro. (DC)

Jauja
Direção: Lisandro Alonso. Com Viggo Mortensen, Viilbjork Malling Agger, Ghita Norby. 110 min. Classificação: 14 anos. Cine Brasília (EQS 106/107). Informações: 3244-1660.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação