Diversão e Arte

Biografia detalhada de George Harrison revela ativismo do ex-Beatle

Obra é assinada por Joshua M. Greene e mostra a militância espiritual do "Quiet Beatle" na intimidade

postado em 27/11/2015 14:40

Ex-Beatle produziu disco de canções Hare Krishna

"Ele é o guitarrista solo. Se os outros cometerem erros, ninguém notará". Era assim que respondia Louise French sempre que alguém perguntava o por que do filho ser tão "estoico", repetindo o adjetivo usado na Liverpool de 1961. À época, George Harrison era "apenas" um dos quatro integrantes da banda que cumpria temporada no Cavern. Os Beatles ainda não eram um fenômeno mundial nem o mais jovem deles era reverenciado como guitarrista. No entanto, Louise demonstrava que seria a mãe que responderia milhares de cartas e arrumaria ingressos para fãs desesperados, em um futuro bem próximo. A relação com a família, o nascimento do mito, além do ativismo espiritual do "Quiet Beatle" estão em Here comes the Sun, mais nova biografia de Harrison lançada em português.

O compêndio editado e lançado pelo selo Relighare, da Coletivo Editorial, tem a peculiaridade de ser um dos poucos que tratam da busca espiritual de George, na intimidade. O autor, Joshua M. Greene, também roteirista norte-americano indicado a prêmios Emmy, morou - durante 13 anos - em alguns dos templos frequentados por George. O primeiro contato com ele foi na gravação do célebre The Radha-Krsna Temple, disco de mantras Hare Krishna produzido pelo Beatle, em 1970, que ficou vários meses no topo das paradas de sucesso. Greene tocou o harmônio no álbum de estúdio, gravado na EMI, em Londres.

"George pegou sua guitarra, enquanto os devotos se posicionaram nos instrumentos tradicionais indianos, incluindo um tambor chamado mridanga, de duas faces, uma tambura, com quatro cordas, e címbalos de mão metálicos. Eu me sentei com um harmônio à frente, composto de um teclado e um fole manual, no meio da sala, enquanto técnicos posicionavam os microfones à nossa volta". O testemunho de Greene é somado a inúmeras entrevistas, pesquisa em 200 livros, "alguns milhares de sites, documentos do Arquivo de Som do Museu Britânico".

[VIDEO1]

A veracidade do livro é carimbada por Christopher Wood, da Universidade Oxford, pelo biógrafo Alan Clayson e pelo presidente do fã clube dos Beatles em Liverpool, Jean Catharell. "Eles salvaram-me do purgatório especial reservado àqueles que deturpam os detalhes das histórias dos Beatles", escreve o autor nos agradecimentos. Grande parte das 402 páginas foca na submersão de George na religião oriental - as primeiras visões, a prática crescente de meditação, a amizade duradoura com Ravi Shankar, a relação com Srila Prabhupada, fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna.

Greene dá uma atenção especial também ao final dos Beatles e à carreira solo, além de descrições sobre encontros com Bob Dylan, Eric Clapton e Elvis Presley. Um depoimento de Larry Geller, estilista e amigo de Elvis, lembra que enquanto os outros Beatles e o empresário Brian Epstein conversavam em uma das salas de Graceland, George tinha sumido. "Para mim, parecia que estava se distanciando da fama e da adulação. Estávamos em 1965, sua carreira explodia assombrosamente, e lembro de pensar: ;Interessante. Este rapaz é um asceta;", relembra Geller. Heres comes the Sun envereda pelo famoso Concert for Bangladesh - primeiro grande show beneficente da história do rock - pela rejeição de parte da indústria ao hoje aclamado disco solo All things must pass. "George quis desesperadamente ajudar o mundo", crava o autor.

[VIDEO2]

Depoimentos: o que amigos falaram sobre Here comes the Sun

"Muitos artistas são conhecidos por terem tocado o coração das pessoas com sua música, mas poucos já conseguiram tocar a alma delas. Esse foi o presente de George, e sua história é descrita aqui com carinho e bom gosto. Um livro maravilhoso"

Mia Farrow - atriz

"Eu amo este livro por muitas razões. Sobretudo pelo seu retrato justo e sensível do irmão de mente aberta para a espiritualidade. Ele viu o Espírito como pertencente a todos, e esta qualidade maravilhosa dele aparece aqui com dignidade e discernimento".

Louise Harrison - irmã de George

"Eu tenho boas lembranças dos tempos em que George e eu passamos juntos e Here Comes The Sun realmente o capta, não apenas como um beatle, mas como um artista e um ser humano".

Peter Frampton - músico

Serviço

Here comes the Sun - A jornada espiritual e musical de George Harrison

Autor: Joshua M. Greene

Editora: Coletivo Editorial

Preço: R$ 54

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação