Diversão e Arte

Quem são os diretores por trás de Star wars? Saiba sobre Lucas e Abrams

George Lucas é o cabeça do universo, enquanto J.J. Abrams está envolvido na nova trilogia

postado em 09/12/2015 07:31
George Lucas
George Lucas é o cabeça do universo, enquanto J.J. Abrams está envolvido na nova trilogia
Nascido na Califórnia, em 1944, o cineasta George Lucas cresceu lendo gibis de ficção científica e assistindo a corridas de stock car. Dono de uma imaginação fértil e de um físico franzino, Lucas sempre se destacou mais em tarefas criativas do que no mundo dos esportes.

A relação conflituosa com o pai e o fascínio por personagens dos faroestes de John Wayne foram essenciais na formação de qualidades que viriam a definir a carreira do diretor: o gosto pelo trabalho árduo e o desprezo por figuras de autoridade.

[SAIBAMAIS]Ao terminar o ensino médio, Lucas matriculou-se na faculdade de cinema da Universidade do Sul da Califónia. Segundo entrevista ao jornal britânico The Guardian, o criador de Star wars jurou, ao sair de casa, que nunca voltaria e que se tornaria um milionário antes dos 30 anos. Aos 29, Lucas conquistou seu primeiro milhão com o filme American Graffiti (1973).

[VIDEO1]
Foi depois do primeiro sucesso que o cineasta começou a trabalhar no roteiro do que viria a ser a franquia Star wars. O primeiro filme a ser lançado, episódio IV, começou a ser filmado em 1976 e foi lançado em março de 1977. Executivos avisaram Lucas que, se o público não batesse palmas quando Han Solo salva Luke Skywalker, a carreira do jovem cineasta estaria acabada. Não só houve aplausos, como espectadores de todo planeta se levantaram, choraram e gritaram elogios.

Daquele dia memorável até hoje, o toque de Lucas virou sinônimo de ouro em Hollywood. Responsável pelos seis filmes de Star wars e pelos roteiros de Indiana Jones, o californiano acumulou uma fortuna de mais de um US$ 1 bilhão. Lucas agora está na torcida pelo sucesso do novo filme da franquia. J.J. Abrams tem passos gigantes a seguir.

J.J. Abrams

George Lucas é o cabeça do universo, enquanto J.J. Abrams está envolvido na nova trilogiaAos 46 anos, J.J. Abrams, responsável pelo novo filme da franquia, é considerado um dos mais talentosos e inventivos cineastas da nova geração. Responsável pela versão mais recente de Star trek, aclamada pela crítica e pelo público, Abrams foi escolhido a dedo para tomar a cadeira antes ocupada por George Lucas.

Nascido em Nova York, o diretor alcançou o grande público inicialmente por meio de projetos para tevê. O primeiro hit de Abrams foi Felicity, considerado um dos melhores dramas da década de 1990. Em seguida, ele produziu a série de espionagem Alias, pela qual a atriz Jennifer Garner ficou conhecida. Mas foi em 2004 que o nome J. J. Abrams passou a ser associado a superproduções, quando Lost conquistou o mundo.

Filho de um bem-sucedido produtor, Abrams cresceu em sets de filmagem e isso fez com que a imaginação fértil do jovem se ampliasse. Quando ainda na adolescência, decidiu levar a câmera Super-8 para um festival de jovens cineastas, chamou a atenção do jornal local. Steven Spielberg leu o artigo e decidiu contratar Abrams para editar imagens em Super-8 que havia feito na infância. Desde então o veterano do cinema se tornou mentor e padrinho do novo diretor de Star wars.

O amor por mistérios e aventura é, de certa maneira, o que une Abrams, Spielberg e Lucas. Em uma palestra TED de 2007, Abrams contou que, quando criança, comprou uma caixa misteriosa em uma loja de produtos de mágica. ;Ela representa possibilidades infinitas. Esperança. Potencial;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação