Diversão e Arte

UnB recebe primeira edição do Brasília Animation Festival

Hoje e amanhã, 48 curtas de 19 países compõem a programação do festival

postado em 12/12/2015 07:32

O festival apresentará filmes produzidos a partir de diversas técnicas

Aventuras, dramas e fantasia. Não importa o gênero, os filmes de animação conquistam crianças e adultos em todo o mundo. Pensando nessa paixão pelo estilo, o brasiliense Fernando Gutiérrez criou o Brasília Animation Festival, que exibe e premia curtas-metragens nacionais e internacionais, além de oferecer palestras e workshops voltados ao tema.

Hoje e amanhã, 48 curtas de 19 países compõem a programação do festival, que ocorre na Universidade de Brasília (UnB). São produções de países como Irã, França, Singapura, Hungria, Dinamarca, Suíça e Japão. Além dos filmes brasileiros, de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Ceará e outros.

;Eu, como animador, percebi que existe certa carência de produção de animação no país. O festival propõe, além de fomentar e valorizar a produção, criar debates e movimentar o mercado;, conta Gutiérrez. ;Pensando que São Paulo e Rio de Janeiro tem festivais de animação, me empolgou a ideia de criar um para a capital do país;, diz.

Além dos filmes, oficinas e workshop, nesta manhã, é possível acompanhar a confecção de brinquedos ópticos e o workshop, Aplicação de cor e material na animação 3D. Por ser em parceria com a UnB, os cursos garantem entrega de certificado de extensão emitido pela universidade.

Quanto à premiação, os curtas-metragens selecionados concorrem em cinco categorias: melhor animação internacional, melhor animação nacional, melhor animação infantil, melhor animação dirigida por mulher e melhor filme da Mostra Maldita. Os ganhadores serão decididos pelo público.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação