Diversão e Arte

Diretor Vladimir Carvalho abre casa para pré-estreia de filme 'O diplomata'

O longa-metragem conta a história de Arnaldo Carrilho

Morena Mascarenhas - Especial para o Correio
postado em 28/12/2015 07:32
Vladimir promove encontro todos os anos em casa, que também é um museu, na W3 Sul
No tradicional encontro de fim de ano promovido por Vladimir Carvalho ; na casa do próprio cineasta em, cujo espaço também abriga a Fundação Cinememória ;, o embaixador e amante do cinema Arnaldo Carrilho será o homenageado de 2015, em uma sessão especial somente para convidados.

O congraçamento reúne, hoje, personalidades da classe cinematográfica brasileira para a pré-estreia do filme O diplomata, de autoria dos mineiros Fábio Carvalho e Isabel Lacerda. O longa conta a trajetória de Carrilho, abordando aspectos da vida e da carreira do embaixador.

Arnaldo Carrilho foi um dos grandes incentivadores do cinema brasileiro, sobretudo, o chamado Cinema Novo, movimento que renovou a estética audiovisual brasileira nos anos 1960, explorando os problemas sociais e exaltando a cultura brasileira. ;Foi uma marca, não podemos nunca esquecer disso. Essa foi uma reação ao antigo cinema feito no Brasil;, ressalta Vladimir Carvalho.

Militante do cinema brasileiro, Carrilho, promoveu, de forma direta, diretores como Glauber Rocha, considerado seu herdeiro cultural; Paulo Cézar Saraceni, Walter Lima Junior e Joaquim Pedro de Andrade.

;O cinema brasileiro deve muito a ele. Quando embaixador intermediava contatos com cineastas brasileiros e estrangeiros, facilitava a ida de filmes nacionais para o exterior, orientava e hospedava esses novos artistas, muitas vezes, em casa. Ele batalhava por essa moçada do Cinema Novo;, explica Carvalho, amigo próximo do carioca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação