Diversão e Arte

Diretor usa vídeos de 15 segundos para apresentar artistas de rua

Imagens correm o mundo digital e foram visualidas por 118 milhões de pessoas

postado em 31/12/2015 06:01
Bacchieri divulga gravações com duração de 15 segundos, nas quais músicos de mais de 300 cidades ganham visibilidade no mundo virtualAo caminhar pelas ruas, às vezes, transeuntes se deparam com músicos, que com diferentes melodias tocam em praças e calçadas para compor a trilha sonora da vida urbana. Esses instrumentistas e cantores já não passam despercebidos. O diretor Daniel Bacchieri decidiu abrir os olhos das pessoas de um jeito diferente. Com a página StreetMusicMaps, o brasileiro mobilizou andarilhos de todo o mundo para gravar as canções de rua que mais gostam e, de um jeito colaborativo: compartilham a experiência musical na internet e valorizam a voz de quem faz da rua, um palco.

No início de 2014, a ideia era apenas uma conta no Instagram, na qual começou a postar vídeos de músicos que admirava, mas hoje, com mais de 1.000 publicações e cerca de 700 colaboradores, o diretor recebe vídeos de amantes da música espalhados pelo mundo. Com uma página na rede social e um site oficial, com o nome de StreetMusicMaps, Bacchieri divulga gravações com duração de 15 segundos, nas quais músicos de mais de 300 cidades ganham visibilidade no mundo virtual.
[SAIBAMAIS]
;Mesmo a internet, que muitas vezes apontamos como responsável por afastar as pessoas da vida real, serve também para aproximar e potencializar novas relações e descobertas reais;, destaca Bacchieri. ;A rua é o palco mais sincero e cru que artistas e fãs vão encontrar, pois a conexão é direta e não há intervenção ou artifício algum;, diz o diretor.

Segundo Bacchieri, há audiência e interesse pelos novos talentos, e ajudar a divulgar os nomes que procuram espaço é uma forma de colaborar com a troca de experiências culturais. ;Sem dúvida, a parte mais interessante é a sensação de viajar pelo mundo por meio da música de rua; de 15 em 15 segundos você está num país diferente ou numa região distante do seu próprio país;, completa.

História

Como conta Daniel Bacchieri, a mobilização começou em uma viagem de férias pela Ucrânia, quando viu pela primeira vez um músico tocando a bandura, um instrumento de corda típico do Leste Europeu. Segundo ele, a curiosidade pela melodia foi imensa, então, já que sempre gostou das músicas feitas na rua, pensou em como se pode aprender cultura e história apenas pelas curiosidades que as cidades carregam. ;O Instagram acabara de disponibilizar o formato vídeo na plataforma e resolvi filmar o homem tocando bandura, ao invés de fotografar a apresentação, então percebi que ali havia uma narrativa, que 15 segundos de filme eram interessantes para contar uma história;, completa o diretor.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação