Diversão e Arte

Novo CD do cantor Latino aposta em ritmos latinos, especialmente na bachata

O estilo surgiu na República Dominicana nos anos 1960 e nos últimos anos sofreu uma mudança unindo zouk e bolero

Adriana Izel
postado em 07/01/2016 07:30

O estilo surgiu na República Dominicana nos anos 1960 e nos últimos anos sofreu uma mudança unindo zouk e bolero

O cantor Latino tem mais de 20 anos de carreira no mundo da música. Ele sempre foi um artista que o público e o mercado tiveram dificuldade em definir o estilo, o que, na verdade, segundo ele, era intencional. ;Um estilo sempre nos deixa velho. O que devem estar fazendo hoje os cantores de lambada? Eles ficaram presos aos anos 1980. Não gosto de segmentar. Sou um artista ousado e irreverente;, defende.

[VIDEO1]
Há um tempo, Latino chegou a ser definido como cantor de funk e pop ; com hits Me leva (funk melody), Dança kuduro (kuduro) e Festa no apê (pop) ; agora ele quer apostar exatamente no que diz seu nome artístico: a música latina. ;Sempre gostei. Na época em que morei nos Estados Unidos, eu convivia muito com latinos, ouvindo merengue, salsa. Sempre tive isso muito incorporado no meu trabalho. Esse é o disco que mais representa a minha musicalidade;, explica, ao definir que, neste álbum novo trabalho, finalmente abraça seu gosto musical.

Em Soy latino, ele incorpora o ritmo em suas canções, apesar de manter um formato todo brasileiro nas letras das músicas, ao cantar o que ele chama de cotidiano do povo. Da América Latina, o artista aposta, principalmente, na bachata, um estilo que surgiu na República Dominicana nos anos 1960 e que nos últimos anos sofreu uma mudança unindo zouk e bolero. Os principais representantes do ritmo hoje são os cantores Joe Veras e Romeo Santos.

Sobre a resistência do brasileiro ao rótulo de latino e a musicalidade dos hermanos, Latino acredita que ainda não foi feita música latina no Brasil de forma correta. ;Na minha cabeça, a música latina não funcionava no Brasil porque as pessoas não souberam fazer. Não trouxeram temas polêmicos e bons. É preciso popularizar as letras e trazer também a sofrência brasileira. Foi o que eu fiz;, afirma. Soy latino foi produzido por Well, um nome importante do reggaeton, que ainda dá uma palhinha na faixa Todo seu.

Representantes da bachata

Joe Veras
Da República Dominicana, o cantor começou a carreira artística apenas depois de se mudar para Santo Domingo. Seu primeiro álbum foi With love, de 1993, quando apresentou a bachata e teve boa aceitação do público. Até hoje é visto com um dos grandes representantes do gênero e tem no currículo oito álbuns dedicados ao estilo musical.

Romeo Santos
O jovem cantor estadunidense, que é filho de pai dominicano e mãe porto-riquenha, iniciou envolvimento com a música latina ao fazer parte do grupo de bachata Aventura. A banda foi uma das figuras-chaves para a popularização do estilo musical nos Estados Unidos e também na Europa, ao figurar no topo da parada da Billboard Latin. Hoje, aposta na carreira solo e se destaca com o single Eres mía.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação