Diversão e Arte

Mudança no critério do disco de ouro e platina inclui novos álbuns na lista

Indústria fonográfica dos EUA inclui atuação de CDs e músicas em plataformas on-line na certificação do título

Adriana Izel
postado em 03/02/2016 07:30
Com a mudança, o Coldplay garantiu o disco de platina por álbum de 2014
Durante muito tempo, os grandes nomes da música eram aqueles que acumulavam discos de ouro e de platina, que são certificações relacionadas à quantidade de vendas de álbuns. Nos últimos anos, o título perdeu um pouco da importância, principalmente por conta da crise fonográfica e da força da internet, que se tornou, primeiramente, um local de pirataria e hoje conquistou um espaço com os serviços de streaming, em que o usuário pode ouvir CDs e músicas por um preço acessível ou até de graça, em alguns casos.

[SAIBAMAIS]Pensando nessas mudanças no mercado musical, a Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos (RIAA) anunciou que os discos de ouro e de platina, a partir de agora, terão como base a audição e as vendas em streaming das faixas. Dessa forma, para atingir a marca de 500 mil (ouro) e um milhão (platina) de vendas, a RIAA levará em conta o desempenho das músicas individualmente e também o dos álbuns nas plataformas digitais.

;O programa Ouro & Platina se adaptou para reconhecer os padrões de referência de sucesso em um mercado da música em evolução;, afirma Cary Sherman, presidente e CEO da RIAA em comunicado oficial. ;Sabemos que a audição de música ; tanto para álbuns e músicas ; está subindo rapidamente, mas essa tendência não se refletiu em nossas certificações de álbuns. Isso permite a RIAA recompensar totalmente o sucesso de álbuns de artistas de hoje;, completa.

A nova verificação para os certificados está valendo desde 1; de fevereiro. Dessa forma, a RIAA refez os cálculos e anunciou os novos nomes no topo da lista Ouro & Platina, com base nos dados em streaming. Assim, os considerados ;injustiçados; tiveram seus álbuns de 2014 e 2015 com novos postos no ranking da RIAA.

Entre eles está o CD Ghost stories (2014), antecessor de A head full of dreams (2015), da banda britânica Coldplay com o título de platina. Dark sky paradise lançado pelo rapper Big Sean em fevereiro do ano passado também ganhou o selo. Nomes como a girlband Fifth Harmony (Reflection), a novata Halsey (Badlands), a banda Hozier (Hozier) e o rapper Kendrick Lamar (To pimp a butterfly) engrossaram a lista pelo desempenho de seus materiais na internet e garantiram títulos de disco de ouro ou platina.

Ranking atualizado

Disco de ouro

1. An awesome wave, ALT-J
2. Bring you back, Brett Eldredge
3. Love stuff, Ellen King
4. Reflection, Fifth Harmony
5. Badlands, Halsey

Disco de platina
1. Dark sky paradise, Big Sean
2. Ghost stories, Coldplay
3. Hozier, Hozier
4. To pimp a butterfly, Kendrick Lamar
5. Thriller, Michael Jackson

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação