Diversão e Arte

Logomarcas dos blocos de rua fortalecem a visibilidade do carnaval

Manifestações culturais ganham força graças ao trabalho de designers

postado em 04/02/2016 07:30
Toscanini Heitor, criador da identidade visual dos blocos Babydoll de Nylon e Calango Careta
O improviso e a inclinação colaborativa fizeram com que novos blocos surgissem na capital. Mesmo com os desafios impostos por um trabalho coletivo, essas manifestações culturais ganham força graças ao trabalho praticamente anônimo de designers, responsáveis pelas logomarcas e outros materiais gráficos que invadem as ruas da cidade e fortalecem a visibilidade dos blocos.

As peças gráficas repletas de humor do consagrado Babydoll de Nylon têm uma assinatura: a de Toscanini Heitor Batista. O publicitário foi um dos fundadores do bloco que chega às ruas neste sábado com uma novidade: a logomarca. ;Utilizei como referências marcas de lingerie e aquelas cores de amaciante e de calcinha ; azul-bebê e rosa ; pra garantir sensualidade;, ressalta Batista, com bom humor em tom carnavalesco.

Profissionalização

Outra novidade de um dos blocos mais populares da cidade é o estandarte azul-bebê feito com seda e com aplicações típicas de lingerie. ;Usei como referência os estandartes de Recife e Olinda. Acho que esse elemento (estandarte) é o ponto de partida de um bloco: uma maneira elegante e direta de sermos notados;, destaca Toscanini, que também desenhou o calango que marca a logomarca do bloco Calango Careta, que foi às ruas a primeira vez no ano passado. Para ele, o design tem o poder de incentivar a profissionalização do carnaval brasiliense.

Não só de música é conhecido André Gonzales, que, com sua voz, integra a banda Móveis Coloniais de Acaju. Ele assina o design e está entre os organizadores do novo Bloco do Amor, ao lado de colegas da área cultural como a DJ Pequi, a Elô Barbosa, idealizadora do projeto. ;Aproveitamos a linguagem da internet S2, que é um coração, para criarmos o bloco carnavalesco na Via S2, próxima aos anexos da Esplanada dos Ministérios; ressalta o artista. Gonzales aproveitou a ideia do símbolo para criar a identidade visual: desenhou um coração sobreposto a outro e usou a mesma tipografia da sinalização de Brasília.

Em uma das áreas do trajeto do bloco, em um túnel próximo à Catedral, o designer também projetou ao lado dos colegas de bloco um lambe-lambe gigante que vai dar as boas-vindas aos foliões. A arte é repleta de frases de amor criadas em uma oficina por Patricia Bagniewski, do Coletivo Transverso. ;Aquela via é uma linha que percorrida forma um coração. Nosso bloco quer humanizar a cidade, quer humanizar o carnaval;, destaca em entrevista ao Correio.

Outra declaração de amor à Brasília em formato gráfico, a identidade visual do bloco Rejunta meu Bulcão é uma verdadeira homenagem ao artista plástico Athos Bulcão, que registrou em azulejos a delicadeza de suas figuras.;O objetivo do bloco é dizer um eu te amo bem grande para Brasília. Para isso utilizei as obras de Bulcão, um apaixonado por carnaval, para que elas formassem a identidade visual;, destaca a poeta e designer Marina Mara, que afirma que o bloco é mais uma forma de divulgar e carnavalizar a obra do artista. ;Assim como os azulejos dele, queremos que as pessoas se juntem para garantir a sensação de pertencimento nas ruas de Brasília.;

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