Diversão e Arte

Confira obras de cinema,teatro, literatura e artes plásticas sobre carnaval

Os trabalhos vão desde a representação da alegria da festa à crítica social

postado em 07/02/2016 06:51

Cena do clássico franco-brasileiro Orfeu negro, baseado na obra de Vinicius de Moraes

Enquanto o clima festivo hiperbólico deste período nos leva a crer que o carnaval se resume à alegria da população, as artes e a academia se debruçam sobre nossa maior manifestação popular e provocam reflexões que transgridem a superficial celebração que vemos nos sorrisos dos foliões, nos passistas das agremiações cariocas e no colorido do confete e da serpentina.

Carnaval não é só festa. Embora a sensação de felicidade instantânea seja mais convidativa, o feriado pode nos trazer metáforas instigantes sobre nosso cotidiano. De uma hora para a outra, aparentemente, os dramas sociais desaparecem. A intolerância racial, sexual e religiosa esmaece. Hierarquias, classes, rendas não contam. Um ambiente igualitário, onde todos, sem distinção, são bem-vindos.

Não é bem assim. ;Estamos em um momento catártico da cultura, totalmente sui generis. Algo que não vemos no resto do ano. Ironicamente, ainda que o carnaval seja um momento destacado da realidade, talvez seja nossa melhor oportunidade de confrontá-la;, observa o sociólogo e ator Rodolfo Godoi.

Ele enumera alguns exemplos: ;Os conflitos carnavalescos, que, muitas vezes, permanecem velados, representam dificuldades do cotidiano nacional. Passamos uma corda em volta do bloco e dividimos aqueles com abadá e aqueles sem. Temos o litígio do Estado contra o indivíduo, principalmente no que diz respeito ao cercear da liberdade. O assédio sexual contra as mulheres, o machismo;.

De alguma maneira, Roldolfo evoca os heróis, malandros e renunciadores esmiuçados pelo antropólogo Roberto DaMatta, que se tornou referência no assunto ao propor uma discussão da estrutura social brasileira a partir do carnaval.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação