Diversão e Arte

Sambas-enredos deste ano retornam à origem de antigos carnavais

As músicas das escolas do Rio de Janeiro se reaproximam de temas que se tornaram clássicos dos desfiles

Adriana Izel
postado em 07/02/2016 07:15

A Imperatriz tem roubado a cena com samba-enredo sobre Zezé di Camargo & Luciano

Até os anos 1990, os sambas-enredos das agremiações do Rio de Janeiro tinham a capacidade de transcender a Marquês de Sapucaí e se transformar em clássicos nos bailes. Entre os mais conhecidos estão Aquarela amarela (1964), do Império Serrano ; uma composição de Silas de Oliveira ;; O amanhã (1978) e É hoje (1982), da União da Ilha; e Atrás de verde e rosa só não vai quem já morreu (1994), da Mangueira. No entanto, com a chegada dos anos 2000, a qualidade das letras dos temas das escolas de samba começou a apresentar uma queda. ;Há muito tempo não aparecia uma boa safra de sambas. Houve um tempo em que a gravação começou a ficar acelerada e até era difícil entender o que o intérprete dizia. Mas, neste ano, as escolas do Rio, tanto do Grupo Especial como de Acesso, fizeram ótimos sambas;, comenta o carioca Dilson Marimba, que é ligado à Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) e compositor de vários sambas-enredos da escola brasiliense e também de agremiações do RJ, o mais recente é Amigo fiel (2013) da Beija-Flor.

Figura conhecida no carnaval carioca, Marimba chegou a concorrer com dois sambas neste ano, nas escolas Beija-Flor e Salgueiro. Dessa vez, suas composições não foram agraciadas, mas ele reconhece a qualidade das concorrentes. Em sua opinião, algumas escolas estão com sambas que já nas bocas dos foliões; são elas: Salgueiro, Mangueira, Imperatriz, Beija-Flor, Vila Isabel, Estácio e Unidos da Tijuca. ;São composições excelentes e que estão se destacando. Está todo mundo cantando. Essa é uma mudança muito boa e tem a ver com o jeito que os sambas estão sendo elaborados, sem estar ligado a patrocinadores e com uma gravação mais lenta, em que a melodia do samba se faz presente;, completa o sambista.

Vencedora do carnaval de 2015, a Beija-Flor desfilará ao som de Mineirinho genial! Nova Lima ; Cidade Natal. Marquês de Sapucaí ; O poeta imortal, composição de Marcelo Guimarães, Sidney de Pilares, Manolo, Jorginho Moreira, Kirraizinho e Diogo Rosa. A defesa na passarela ficará a cargo de Neguinho da Beija-Flor.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação