Diversão e Arte

Rihanna chega ao oitavo álbum como uma estrela do pop

Novo trabalho, 'Anti', foi lançado antes da hora e dividiu opiniões

postado em 10/02/2016 07:30
Novo trabalho, 'Anti', foi lançado antes da hora e dividiu opiniões
Lady Gaga construiu uma carreira de sucesso apostando em uma impactante (e por vezes bizarra) estética visual, criando uma persona para se proteger das armadilhas de sucesso; Katy Perry, apesar de um aparente potencial para a transgressão com o hit I kiss a girl, parece estar destinada a não ser muito mais do que uma segura máquina de hits pop radiofônicos; até Beyoncé, apesar de todas as conquistas, como a apresentação no Super Bowl, e admiração como artista, demonstra viver sob os holofotes permanentemente no modo flawless, sem revelar muito sobre as suas falhas e imperfeições. Esse definitivamente não é o caso de Rihanna.

No Monte Everest das divas pop contemporâneas, a popstar bahamense de 27 anos é, indiscutivelmente, a estrela mais imperfeita da categoria. Entre as controvérsias nas quais se envolveu, estão rixas e expulsões de redes sociais por expôr conteúdo inapropriado, confissões sobre uso recreativo de alucinógenos e um relacionamento tóxico, de idas e vindas, com o cantor Chris Brown, condenado por tê-la agredido em 2009 após uma acalourada discussão.

A transparência e, por vezes, inconsequência, que a fazem misturar e expôr vida pessoal e pública, como não poderia deixar de ser, estão fortemente presentes em seu trabalho, ajudando-a a compôr alguns dos hits pop mais viscerais da última década. Músicas como S, Cake, Love the way you lie, Umbrella, Bitch better have my money, entre outras, além de funcionarem perfeitamente em rádios e boates, são retratos sinceros de uma jovem e talentosa artista que se recusa a pôr uma maquiagem nas próprias falhas.

[SAIBAMAIS]O casamento de misturas e contradições que define Rihanna nunca ficou tão claro ; ou tão confuso ; como em todo o desarranjo envolvendo o lançamento do oitavo álbum da carreira, Anti, que foi disponibilizado ao público antes da hora, após ter sido vazado acidentalmente pela plataforma Tidal, propriedade do rapper Jay-Z. O novo trabalho era um dos mais aguardados do mundo pop, já que fazia três anos desde o lançamento de Unapologetic, último disco de inéditas da cantora, devido também aos fortes singles lançados em 2015, como American oxygen e Bitch better have my money.

Vida amorosa
Novo trabalho, 'Anti', foi lançado antes da hora e dividiu opiniões
Depois de um conturbado relacionamento com o rapper Chris Brown (foto), tudo indica que Rihanna está com o ator Leonardo Dicaprio. Os artistas já foram vistos juntos em 2014 e, novamente, no início deste ano foram flagrados aos beijos em uma boate francesa.

Polêmica
Riri é a rainha das polêmicas. A cantora ficou durante seis meses banida da rede social Instagram por postar fotos consideradas sensuais, além de imagens fumando. O envolvimento de Rihanna com maconha é tão explícito que no ano passado surgiu um boato de que ela lançaria sua própria linha da droga, a MaRihanna, mas ela negou. ;Desculpe desapontar;, revelou aos fãs.

Cinema
Novo trabalho, 'Anti', foi lançado antes da hora e dividiu opiniões
A artista também tentou seguir outras veias artísticas. Em 2012, atuou no elenco principal do filme Battleship ; A batalha dos mares. A participação foi bastante criticada e, desde então, ela se mantinha longe do cinema. No entanto, Rihanna deve voltar como atriz na ficção científica Valerian and the city of a thousand planets, do francês Luc Besson.

Recordista
A carreira de Rihanna é marcada por números altos e muitos recordes. No ano passado, segundo ranking da RIAA, associação de gravadoras dos Estados Unidos, a artista foi a primeira cantora a atingir a marca de 100 milhões de certificados de ouro e platina em vendas digitais e execuções via streaming.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação