Diversão e Arte

Séries documentais retratam polêmicos julgamentos da corte norte-americana

Público é levado a se envolver com as histórias

Adriana Izel
postado em 11/02/2016 07:30

American crime story é baseado em obra de Jeffrey Toobin

Na semana passada, estreou nos Estados Unidos e no Brasil a série American crime story: O povo contra O.J. Simpson, de Scott Alexander, Larry Karazenwski e Ryan Murphy, no canal FX. A trama é inspirada na obra de Jeffrey Toobin, The run of his life: The people v. O.J. Simpson (A corrida da vida dele: O povo contra O.J. Simpson, em tradução livre), que fala sobre o julgamento do ex-atleta de futebol americano e ator acusado de matar brutalmente a ex-mulher Nicole Brown e o garçom Ronald Goldman em 12 de junho de 1994.

O julgamento durou 372 dias e mexeu com a população americana, que, naquela época, vivia uma crise em torno da relação entre a polícia e a comunidade negra, devido aos inúmeros casos de negros mortos por policiais. Boa parte das pessoas acreditava que a promotoria queria acusar Simpson injustamente pelo fato de ele ser negro. Apesar das provas apontarem para o ex-jogador e pelo histórico de agressões contra a ex-mulher, Simpson acabou inocentado.

[VIDEO1]
Todo o desenrolar em torno do caso, que fez com que Simpson escapasse das acusações de homicídio, é retratado em American crime story, com bastante fidelidade em relação a história real. O seriado, que tem nove episódios previstos, não é um documentário. Foi feito em formato de ficção protagonizado pelo ator Cuba Gooding Jr, que não pensou duas vezes antes de aceitar o convite para fazer o papel. Ele estava envolvido com um filme no período, mas quis integrar o projeto que ainda conta com John Travolta na pele do advogado Robert Shapiro; David Schwimmer como o advogado e melhor amigo de O.J, Robert Kardashian; e Sarah Paulson dando vida a promotora Marcia Clark.

[SAIBAMAIS]O veredicto do caso é contestado até hoje. O próprio Gooding Jr., sem revelar se acredita que O.J Simpson era inocente, afirmou que tentou se manter neutro, mas contou que mudou de opinião várias vezes durante o período da gravação: ;Minha visão mudou a cada dia com cada pesquisa, livro e script que eu li. Foi uma montanha-russa emocional. O dia em que filmamos a cena do funeral (exibido no primeiro episódio), eu chorei. Acho que senti culpa. Porque, na época, quando saiu o veredito, eu comemorei e estava gritando porque eu pensava que aquela pessoa que queria destruir outro homem negro tinha se dado mal. Eu nunca pensei na perda daquelas famílias (de Nicole e Goldman). E tudo isso me bateu naquela cena;, revelou.

Docusséries

[VIDEO2]
Antes de American crime story estrear e conseguir uma audiência de mais de 5 milhões de pessoas, só se falava da docussérie Making a murderer, disponível no Netflix. Em 10 episódios, a produção narra como Steven Avery e Brendan Dassey teriam sido acusados injustamente pela morte de Teresa Halbach.

Onde assistir

American crime story

Quinta-feira, às 22h30, na FX.

Making a murderer
Disponível na Netflix.

The jinx
Disponível na HBO Now.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação