Diversão e Arte

Música negra norte-americana se torna instrumento da luta por direitos

Beyoncé e o o rapper Kendrick Lammar representam um momento histórico no qual jovens músicos negros dominam as paradas e tornam-se instrumentos de mudanças políticas e sociais

postado em 17/02/2016 06:00
[VIDEO1]A artista mais influente do mundo da música é negra. Em uma única apresentação, foi capaz de balançar as estruturas conservadoras dos Estados Unidos, causando êxtase e revolta simultaneamente. Beyoncé e o single Formation representam um momento histórico no qual jovens músicos negros dominam as paradas e tornam-se instrumentos de mudanças políticas e sociais.

Em um dos períodos de maior tensão racial na história recente do país, artistas como Kendrick Lamar, J. Cole, Run the jewels, Kanye West, Nicki Minaj, Janelle Monae e Yasiin Bey (antes conhecido como Mos Def) dão voz a angústias e protestos de uma parcela da população que não é representada pelos maiores veículos midiáticos dos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]No domingo do Super Bowl, final do campeonato de futebol americano e um dos eventos televisivos mais rentáveis do mundo, Beyoncé, com figurino que reverenciava Michael Jackson e os Panteras Negras, emplacou uma apresentação emblemática e inesquecível. Nos dias que se seguiram ao show da estrela, a cantora virou alvo de críticas por ;politizar um momento de entretenimento para família americana; e ;incitar o ódio entre etnias;. No último sábado, o programa de comédia Saturday night live satirizou tais reações em um esquete intitulado O dia em que Beyoncé virou negra, no qual americanos brancos perdem a cabeça ao descobrir que a nova rainha do pop é, de fato, mais uma artista negra.

Violência policial, falta de suporte do governo, apropriação cultural e empoderamento da mulher negra são temáticas abordadas no clima de Formation. No entanto, a força da obra de Beyoncé não é apenas política, mas também estética. Concorde ou não com a mensagem cantada pela artista, é impossível negar que Beyoncé se tornou nos últimos anos a força na indústria fonográfica.

Ativismo musical
[VIDEO2]No ano passado, o rapper Kendrick Lammar lançou o álbum To pimp a butterfly, indicado ao Grammy na categoria melhor álbum e vencedor de cinco prêmios, entre eles o de melhor álbum de rap. A obra é um manifesto contra a exploração da população negra pelas instituições de poder, especialmente pela polícia americana. Nascido em Compton, Califórnia, Lammar é discípulo de Ice Cube e Doctor Dre, artistas responsáveis por popularizar o hip-hop e por entregar algumas das rimas mais incisivas sobre a desigualdade racial nos Estados Unidos.

Para Marc Lynch, professor de ciência política da Universidade de George Washington, o premiado álbum funciona como uma espécie de livro, retratando temas recorrentes no mundo da música negra sob uma perspectiva sociológica. ;To pimp a butterfly aproveita esse momento histórico, injetando uma reflexão complexa e embasada sobre a natureza do poder, identidade e liderança;, escreve o professor em ensaio para o jornal americano Washington Post.
J. Cole, parceiro constante de Lammar, também usa a realidade das minorias no país como inspiração para letras poderosas e marcantes. Quando Michael Brown foi morto em Ferguson por um policial, gerando uma onda de protestos contra violência institucional sofrida pela a população afro-americana, Cole lançou a canção Be free em menos de 24 horas após o incidente. ;Tudo que nós queremos é tirar as correntes;, o rapper canta na faixa. ;Tudo que queremos é ser livre.;

Nova era de ouro do hip hop
[VIDEO3]O duo Run the jewels é um projeto criado pelo rapper de Atlanta Killer Mike e o produtor El-P (que é branco) que, assim como J.Cole e Kendrick Lammar, entregam versos carregados da história das lutas sociais da população negra americana. No entanto, a atuação política da dupla não fica restrita à música, Killer Mike é engajado em ações afirmativas em bairros pobres e apoia abertamente o candidato socialista-democrata Bernie Sanders na corrida presidencial.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação