Diversão e Arte

Exposições Essa tal liberdade e Imagine France chegam a capital

Integrante do novo time de jovens fotógrafos, Bernardo Moreira acredita que todo retrato deve contar alguma coisa

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 25/02/2016 07:30

Foto da exposição Essa tal liberdade

Ao retratar traços de seu próprio olhar sobre o universo feminino, o brasiliense Bernardo Moreira, com apenas 19 anos, tem conquistado a atenção do público e neste mês chega a sétima exposição fotográfica, Essa tal liberdade, em cartaz na Fnac, no ParkShopping, até o dia 28 de março. Os retratos mostram, por diversos ângulos, mulheres entre 16 e 24 anos, que marcaram o projeto Menina mulher, composto em sua maioria por brasilienses que contam um pouco da sua história e de seu espaço íntimo por meio das imagens em que são retratadas.

Os cenários passam por vários estados brasileiros e pelo Distrito Federal, trazendo imagens externas ou de pequenos interiores de casas e quartos. Filho de fotógrafo, Bernardo começou a criar suas imagens aos 15 anos e, se no início, a fotografia apareceu como um caminho para lidar com a depressão, hoje em dia, tornou-se seu foco de trabalho, estudo e criação. Além de Essa tal liberdade, os brasilienses podem conferir neste mês a exposição Imagine France, trabalho da francesa Maria Flore, que propõe um olhar novo e poético sobre os castelos, museus e outros monumentos históricos franceses.

Maria Flore lança um novo olhar sobre os castelos franceses
Integrante do novo time de jovens fotógrafos que movimentam as redes sociais, Bernardo Moreira é também estudante de publicidade e acredita que todo retrato deve contar alguma coisa. No caso das imagens feitas por ele, o que se pode perceber é a preocupação em mostrar aquilo que é sensível e íntimo no universo dos fotografados.

Utilizando-se das imagens para transformar palavras, sentimentos e histórias em um instante captado para tornar-se eterno, ele acredita que a fotografia é capaz de nos fazer reviver momentos, é o que ele tenta mostrar com as mulheres e meninas que aparecem nos quadros de sua exposição. ;A inspiração começou quando uma amiga me chamou para fotografá-la e eu gostei muito da experiência. Eu me dedico mais a esse tema feminino, pois é o universo com o qual tenho mais afinidade;, conta. Entre seus trabalhos expostos, Bernardo já passou por lugares como a Pinacoteca de São Paulo e o Museu Nacional da República em Brasília.

O título escolhido para o trabalho exposto fala de liberdade e aliás, é esse o ponto de troca entre artista e espectadores, já que o fotógrafo espera que cada um se sinta livre para interpretar suas imagens de acordo com suas percepções próprias e afirma: ;As fotografias falam de liberdade e principalmente liberdade que veio para mim através das fotos. Além disso, durante o ensaio, eu tento passar para a menina a ideia de que ela se sinta livre dela mesma e do mundo.

Confira mais fotos da exposição Essa tal liberdade, do brasiliense Bernardo Moreira.

Integrante do novo time de jovens fotógrafos, Bernardo Moreira acredita que todo retrato deve contar alguma coisa

Integrante do novo time de jovens fotógrafos, Bernardo Moreira acredita que todo retrato deve contar alguma coisa

Integrante do novo time de jovens fotógrafos, Bernardo Moreira acredita que todo retrato deve contar alguma coisa


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação