Diversão e Arte

Estreias nos cinemas da capital vem com diversidade para o público

Na programação, desde filmes do circuito alternativo até longas concorrentes Oscar

Adriana Izel, Ricardo Daehn
postado em 25/02/2016 07:30
Como ser solteira reúne Alison Brie,  Rebel Wilson, Dakota Johnson e  Leslie Mann, atrizes famosas da nova geração de Hollywood

Com a festa do Oscar às vias de ocorrer, no próximo domingo, o circuito alternativo da capital acolhe dois títulos concorrentes a melhor filme estrangeiro: o colombiano O abraço da serpente e o concorrente francês Cinco graças. Depois das exibições do húngaro O filho de Saul e do candidato da Jordânia O lobo do deserto, os exibidores se esqueceram apenas de projetar o concorrente dinamarquês Guerra, que completa a lista, rendendo a 11; indicação ao Oscar àquele país.

Programado para o Liberty Mall, Cinco graças, ainda que falado em turco, trouxe a 37; indicação de Oscar para a França, país recordista, entre os estrangeiros. Na trama, ao induzir à padronização dos comportamentos de cinco moças, um tio e uma avó acreditam nos benefícios de casamentos prédeterminados e do mundo de tradições que cercam mulheres adeptas do islamismo.

Dirigido pela cineasta Deniz Gamze Ergüven, Cinco graças acolhe, porém, a linha de resistência ao que seja estipulado, no enredo. Também distanciado da mera tradição, pela primeira vez a Colômbia entra no páreo pelo Oscar. Trata-se de um marco para a América Latina, depois de Cuba ter recebido indicação por Morango e chocolate, o Peru ter cravado indicação com A teta assustada, e No (2012) ter colocado o Chile no mapa da premiação e das recorrentes indicações do México (oito), da Argentina (sete) e do Brasil (quatro).

O abraço da serpente tem assinatura de Ciro Guerra e trata de uma jornada selva adentro, quando um ex-xamã, remanescente da tribo, tem seu isolamento voluntário perturbado pelo botânico Evan. O estrangeiro está atrás de planta vinculada ao poder dos sonhos. A falta de emoções e de memórias do ancião é então posta à prova.

Talentos nacionais
Num ambiente urbano, a exemplo dos longas anteriores da carreira (Onde está a felicidade? e O signo da cidade), o diretor Carlos Alberto Riccelli conduz o filme romântico Amor em Sampa, ao lado da mulher e atriz, a também roteirista Bruna Lombardi. Codirigida pelo filho do casal, Kim Riccelli, a trama cinco histórias de amor, tem por bússola elementos que alcançam ambição, idealismo e superação de dramas.

No filme, Rodrigo Lombardi vive um publicitário que quer imprimir mais ;gentileza e amor; no mundo. Na missão, esbarra em personagens como a empresária Aniz (Bruna) e um taxista (papel de Carlos Alberto Riccelli). Completam o elenco nomes como Miá Mello, Letícia Colin e Eduardo Moscóvis.

Finalmente, entra ainda no circuito o filme Presságios de um crime, atração internacional do diretor brasileiro Afonso Poyart que, no elenco, contou com os astros Anthony Hopkins e Colin Farrell. No thriller, ambos se encontram em lados opostos, num jogo intermediado por agentes do FBI interpretados por Jeffrey Dean Morgan (Watchmen ; O filme) e Abbie Cornish (Um bom ano). De um lado, um experiente médico, dono de poderes clarividentes; do outro, um frio e calculista assassino que emprega métodos nada ortodoxos.

Apostas americanas
Deuses do Egito chega aos cinemas envolto a muitas polêmicas. A produção de Alex Proyas (O corvo e Eu, robô) foi bastante criticada antes mesmo da estreia por conta da ausência de atores negros no elenco principal, já que os protagonistas da trama são Nikolaj Caster-Waldau, como o Deus Hórus; Gerard Butler, o Deus da escuridão; e Breton Thwaites, um soldado mortal que unirá forças para a resistência contra o impiedoso Set (Butler). O único ator negro no elenco é Chadwick Boseman, que dá vida a Tot, pai da matemática e Deus da sabedoria. ;Topei fazer o filme porque assim o público veria alguém de ascendência africana;, afirmou em entrevista à GQ.

Nesta semana, também estreia na telona duas opções de filmes que devem agradar ao público mais jovem. Como ser solteira, dirigido por Christian Ditter, reúne atrizes que estão em uma boa fase, como Dakota Johnson (Cinquenta tons de cinza), Rebel Wilson (A escolha perfeita) e Lily Collins (Espelho, espelho meu). O trio dá vida a um grupo de amigas que tenta ensinar Alice, papel de Dakota, a se adaptar a vida de solteira em Nova York.

Os zumbis invadiram o clássico Orgulho e preconceito, romance da britânica Jane Austen, nos cinemas. A versão cinematográfica a la The walking dead mostrará os principais personagens do livro enfrentando uma praga que espalha mortos-vivos na Inglaterra no século 19. Elizabeth Bennet (Lily James) lidará com todos os problemas de uma mulher no período, acrescidos da questão dos zumbis enquanto tem que conviver com o arrogante Sr. Darcy, vivido pelo ator Sam Riley. No elenco, ainda está a dupla de Game of thrones, Charles Dance (Mr. Bennet) e Lena Headey (Lady Catherine de Bourgh).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação