Diversão e Arte

Arte simbólica marca a pele dos brasilienses que amam tatuagem

Rogélio Santiago, tatuador pioneiro na cidade, leva experiência com escultura e pintura para os desenhos

Renata Rios
postado em 29/02/2016 11:50

Rogélio Santiago, tatuador pioneiro na cidade, leva experiência com escultura e pintura para os desenhos

A tatuagem segue o homem desde tempos remotos, primeiro como um fator distintivo dentro de tribos, atualmente como arte que carrega simbolismo. Os desenhos e escritos na pele se tornaram uma expressão de personalidade e uma marca particular.

;Pela história da tatuagem, a expressão cultural é de extrema relevância, pois identifica um sujeito pertencente a uma comunidade ou tribo. O valor de uma tatuagem pode ser grande, conforme convicções pessoais do tatuado;, explica a professora de artes visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e mestre em ciência da linguagem, Katiuscia Angélica Micaela de Oliveira.
[SAIBAMAIS]
Como arte, a tatuagem também tem muito valor, afirma a produtora de conteúdo do site Mundo das Tatuagens, Niara de Oliveira: ;Algumas são verdadeiras obras de arte e custam tanto quanto. Fica fácil entender que alguns artistas só aceitam tatuar pessoas com a pele limpa, sem outra tatuagem. Olhando a obra depois de pronta é perfeitamente justificável, nada combinaria ou se encaixaria.;

O tatuador Rogélio Santiago Paz Netto é um dos pioneiros em tatuagens na capital. O artista, que também trabalha com esculturas, pinturas e cerâmica, começou a tatuar com 17 anos e hoje, aos 55, ainda se mostra apaixonado pelo que faz. ;Eu nasci artista, sempre pintei e esculpi. Mas, foi por demanda dos meus amigos, que comecei a tatuar;, ele relembra. ;É apaixonante trabalhar com a pele. É diferente de fazer um quadro. A tatuagem faz parte da pessoa, envolve toda uma história;, comenta.
Menos preconceito

Para o artista, as tatuagens têm ganho qualidade e vencido preconceitos. ;As pessoas estão com a mente mais aberta, pararam de marginalizá-la. Ainda não é ideal, mas está melhorando. Ela está na pele de artistas, de celebridades, de todos;, comenta.

Outro ponto que o artista salienta é o fato de os profissionais estarem se especializando cada vez mais. ;Eu vejo muitas pessoas buscando uma formação acadêmica, isso eleva muito o nível da tatuagem. Para fazer essa arte, é preciso ter uma coordenação motora fina. Saber técnicas artísticas ajuda a ter um trabalho final com qualidade;, explica. Katiuscia de Oliveira também vê essa tendência: ;Tenho alunos que buscam o curso de artes para aperfeiçoar o desenho.;

;Na hora de tatuar você deve analisar a pessoa. É uma forma de crescer como artista, aprender a respeitar o tatuado. O corpo da pessoa é um santuário;, explica o tatuador. ;Um bom tatuador sempre vai usar um traço particular, sua forma de desenho, mesmo o cliente apresentando um desenho pré estipulado;, concorda a professora da Uncesc.

"É apaixonante trabalhar com a pele da pessoa. Uma coisa é fazer um quadro, mas a tatuagem é muito gratificante, ela faz parte da pessoa, envolve toda uma história"

Rogélio Santiago Paz Netto, tatuador.


; Evolução ao longo dos anos

1910 - Charlie Wagner
O novaiorquino recebeu muita atenção da mídia. Entre suas contribuições para o mundo das tatuagens está a máquina elétrica de tatuagem. O tatuador era um dos poucos a usar o equipamento na época.

1920 - Amund Dietzel
O norueguês, nascido em Fredrikstad em 1890, foi mandado para o mar quando ainda tinha 10 anos. Ele desembarcou nos EUA, onde, aos 17 anos, já podia ser encontrado tatuando em Chicago. Durante sua vida tatuou por diversas cidades americanas.

1930 - ;Cap; Coleman
Nascido em Ohio, ele sempre clamou que seu pai era um tatuador, apesar de não haverem registros disso. Ao se estabelecer em um local, em 1918, ele rapidamente se tornou uma lenda das tatuagens. Ele se fixou em Norfolk, na Virgínia, onde ficou até as tatuagens serem proibidas, em 1950.

1940 - Paul Rogers
Nascido na Carolina do Norte, o tatuador só foi descobrir seu talento aos 21 anos, quando fez sua primeira tatuagem. Dois anos depois ele já estava tatuando profissionalmente. Deixou sua cidade em busca de novas aventuras e peles limpas. Em 1942, recebeu a chance de tatuar na Carolina do Sul. Em 1945 ele já era uma lenda da tatuagem por todo mundo.

1950 - Sailor Jerry
Norman Collins, também conhecido por Sailor Jerry, passou a infância e adolescência pegando caronas em trens e andando pelos trilhos, até conhecer Big Mike, ele ensinou o menino, com os anos, Jerry aprendeu mais técnicas. Ao se alistar para a marinha, ele descobriu uma segunda paixão, o mar. Em suas tatuagens os desenhos nauticos estão muito presentes.

1960 - Lyle Tuttle
Nascido em Iowa, mas criado na Califórnia, com 14 anos o jovem fez sua primeira tatuagem. Em 1949, começou a tatuar profissionalmente. Em 1954, abriu o primeiro estúdio, que ficou aberto por cerca de 30 anos.

1970 - Don Ed Hardy
O californiano estudou no instituto de Arte de São Francisco, onde se formou em artes plásticas. Ele é considerado um dos melhores da história e foi aluno do Sailor Jerry. Apresenta um estilo moderno e original. Nos desenhos, mistura traços japoneses e americanos.

1980 - Mike ;Rollo; Malone
Nascido na Califórnia, Michael Alfred Malone foi um artista conhecido por seu trabalho. Ele foi um dos responsáveis por popularizar a tatuagem. Mike teve a chance de comprar a antiga loja de Sailor Jack, após a morte do artista. Malone também passou muitos de seus anos aprendendo técnicas com Paul Rogers, ele usou esse conhecimento para construir máquinas eletricas para muitos tatuadores.

1990 - Guy Aitchison
Em 1968 nascia, no Michigan, Guy Artchison. Ele é um dos artistas que se destaca no campo da tatuagem biomecânica. Ele é dono do estúdio Hyper Space, junto com a esposa, Michele Wortman, que também é tatuadora.]

2000 - Jack Rudy
Jack Rudy é um tatuador muito conhecido por reinventar o estilo preto e cinza em suas tatuagens. Ele usa apenas uma agulha e faz tatuagens realistas. O estilo dele marca pelo uso de luz e sombra de maneira espetacular.

2010 - Nikko Hurtado
Em 2002, Mike DeMasi, um amigo de Nikko, o convidou para aprender a tatuar. Com apenas experiência de tatuagens de gangues e de prisões, mas, apesar disso, ele mostrou um talento natural e começou a tatuar em pouco tempo. As tatuagens mostram muitos rostos, além de serem muito realistas.

[FOTO655204]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação