Diversão e Arte

Brasiliense Túlio Borges resgata a verve repentista em show

Cantor e compositor se apresentará nesta terça-feira (1/3) no Teatro Garagem

Irlam Rocha Lima
postado em 01/03/2016 07:30
Cantor e compositor se apresentará nesta terça-feira (1/3) no Teatro GaragemTúlio Borges é um cancionista, mas em Batente de pau de casarão, CD que lançou em 2015, ele mergulhou com propriedade no universo dos buliçosos ritmos nordestinos. Faz sentido: o cantor e compositor brasiliense é filho de um pernambucano de São José do Egito, cidade que é tida como o berço do repente.

;São José do Egito é a terra natal de repentistas consagrados como Zeto do Pajeú, Antônio Marinho, Rogaciano Leite e dos irmãos Dimas, Lourival e Otacílio Batista; e também de Braz Gonçalo, meu tio, outro grande vate;, reverencia Túlio. ;Todos eles, me acostumei a ouvir em casa, pois meu pai possui um vasto acervo dessa manifestação da cultura popular do Nordeste;, acrescenta.

Para usar Batente de pau de casarão, mote criado pelo poeta paraibano Dedé Monteiro, Túlio, informalmente, pediu o consentimento de Antônio Marinho. O filho de Dedé fez mais. Na apresentação do trabalho escreveu poema em que diz na abertura: ;Em meio aos desencontros da existência/ Nesse mundo distante da beleza/ Um povo verseja a resistência/ E faz da poesia a realeza/ Os versos chegam no soprar do vento/ Como recados vindos do infinito/ Os seus poetas são heróis da terra/ Flor da cultura que num pé de serra/ Foi batizada de São José do Egito;.

Segundo Túlio, ele e seus parceiros tiveram uma espécie de aval do descendente direto do mestre Dedé, ao criarem das 11 faixas do álbum, base do show que faz hoje, às 20h30, no Teatro Garagem do Sesc, acompanhado pela banda formada por Fernando César (violão 7 cordas), Júnior Ferreira (acordeon), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Valério Xavier e Afonso Gadelha (percussão).

Batente de pau de casarão
Show do cantor e compositor Túlio Borges, acompanhado por banda, hoje, às 20h30, no Teatro Garagem do Sesc (913 Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação